NOTA DE PESAR

Professor emérito da Faculdade de Comunicação (FAC), ele contribuiu na construção de edificações no campus Darcy Ribeiro

Foi com enorme tristeza que recebemos, nesta sexta-feira (12), a notícia da morte do fotógrafo e arquiteto Luis Humberto, professor emérito da Universidade de Brasília. O docente tinha 86 anos e faleceu em decorrência de um linfoma no sistema nervoso central.

O carioca Luis Humberto Martins Pereira chegou a Brasília em 1961. Foi um dos fundadores do então Instituto Central de Artes (ICA), na UnB. Ao lado de Oscar Niemeyer e de outros arquitetos, participou ativamente da construção de prédios no campus Darcy Ribeiro.

Estava entre os 223 docentes que se retiraram em 1965, quando o regime militar passou a interferir na Universidade. Destacou-se no fotojornalismo brasileiro com imagens que marcaram a cobertura dos anos da ditadura. Reintegrado à UnB em meados da década de 1980, foi professor de fotografia na Faculdade de Comunicação (FAC).

Por seu incontornável legado de paixão profissional e dedicação ao ensino, recebeu o título de Professor Emérito em 2011. Adorava a UnB. “Universidade é ambiente de liberdade e conhecimento, de ideias e sensibilidade. Assim foi o início da UnB. Minhas melhores lembranças são da sala de aula.”

Publicou diversos livros e também se dedicou à poesia. Em 2008, na publicação Luis Humberto: a luz e a fúria, deu uma declaração contundente e que permanece atual: "Em tempos difíceis, quando a avidez e o cinismo ganham uma importância inquietante, as consciências parecem estar à venda. A indiferença cresce, diante de uma silenciosa conivência com as transgressões sempre impunes, mesmo as mais ferozes, e o poder ser manifesta perplexo e incompetente. É, exatamente, quando se faz mais urgente mobilizar a inteligência e a lucidez."

Sua última exposição – A reforma do olhar possível – foi antecipada nas páginas da revista Darcy, em 2017.

A Universidade de Brasília reconhece a memória fotográfica e os rastros de ética e sensibilidade deixados por Luis Humberto entre seus estudantes e admiradores. E deseja que a família e os amigos possam encontrar conforto neste difícil momento.

Márcia Abrahão

Reitora