SUSTENTABILIDADE

Cartilha Coleta Seletiva Solidária, produzida pelo DEX, é referência nacional para destinação correta de resíduos sólidos

A cartilha Coleta Seletiva Solidária, produzida pelo Núcleo de Sustentabilidade do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, acaba de receber certificado do Ministério do Meio Ambiente. O documento, publicado em 2010 e reeditado no ano seguinte, agora é referência nacional para coleta seletiva de resíduos sólidos. O material participou do edital “Prática de Referências EducarES”, do governo federal, e foi selecionado.

A cartilha traz à comunidade universitária a proposta da implantação da coleta seletiva na UnB. Contém explicações a respeito da temática e a importância da separação do lixo.

Segundo a professora Izabel Zaneti, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da UnB, o projeto é desenvolvido há muitos anos pelo Decanato de Extensão.

Em 2007, o Núcleo da Agenda Ambiental da UnB retomou as ações da coleta em parceria com os estudantes da Faculdade de Educação e, em 2009, diante da necessidade de expandir a coleta para os outros departamentos, foi criado o Grupo de Trabalho Gestão Compartilhada em Resíduos Sólidos, com a missão de discutir, planejar e implementar a gestão integrada e participativa dos resíduos sólidos no campus.

Clique para acessar a cartilha. Foto: Divulgação

A cartilha é vinculada ao Decreto Presidencial de 2006, de nº 5.940, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos da administração pública federal, na fonte geradora, e determina a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de matérias recicláveis.

A professora explica que a cartilha surgiu da necessidade de um material pedagógico que abordasse o tema de maneira simples. Na época foi feita uma tiragem de mil exemplares. “Foi a maneira didática que encontramos de fazer o assunto chegar à comunidade acadêmica”, conta.

A professora adianta que, no próximo mês, será feita uma atualização da cartilha para ser redistribuída na universidade. “O resultado disso tudo é gratificante, porque potencializa a conscientização e a mobilização da comunidade”, afirma.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

AÇÕES CONJUNTAS - Na semana passada, foi feita uma reunião no Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB com o objetivo de iniciar uma parceria entre a instituição e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

A ideia é estabelecer ações de cooperação para conscientizar a comunidade acadêmica e a população do DF a respeito da coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos.

De acordo com Izabel Zaneti, o primeiro passo será um levantamento de trabalhos da UnB (teses e dissertações) nessa área para fundamentar as iniciativas práticas.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.