INFRAESTRUTURA

Drenagem de águas pluviais e cobertura de quadras poliesportivas nos campi também integraram a pauta de reunião

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Comitiva da UnB reuniu-se com equipe da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília busca viabilizar obras e manutenções para melhor atender sua comunidade, com atenção especial à estação chuvosa. Drenagem de águas pluviais, cobertura de quadras poliesportiva dos campi e construção do estacionamento da Faculdade UnB Gama (FGA) foram demandas apresentadas, nesta terça-feira (21), por equipe da administração superior a representantes da Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura do DF (SODF).

"Por estarmos localizados em nível mais baixo em relação ao restante da Asa Norte, vivemos uma situação em que a água da chuva que vem das quadras comerciais e residenciais deságua em nosso campus”, disse a reitora Márcia Abrahão, referindo-se à necessidade de adequado escoamento pluvial nas vias superiores ao campus Darcy Ribeiro, a exemplo da L2 Norte.

Para solucionar o problema, o secretário de Estado de Obras e Infraestrutura do DF, Izídio Santos Júnior, informou que são necessárias ações amplas de manejo de águas pluviais, previstas em programa cuja licitação está suspensa por necessidade de ajustes no projeto técnico e sem perspectiva de retomada neste ano.

Entretanto, ele garantiu que um grupo técnico do órgão estuda quais medidas imediatas podem ser adotadas. “Temos uma equipe percorrendo a Asa Norte, inclusive neste momento, para avaliar o que pode ser feito, como limpeza da rede coletora de águas pluviais. Esse grupo tem participação de especialistas da UnB. Faremos o possível para minimizar o impacto das águas da chuva", garantiu.

A reitora apresentou demanda para licitação da obra de construção do estacionamento da FGA. “À época das obras do BRT, na pista em frente ao campus, não foi feita a drenagem pluvial. Com isso, não foi possível construir o estacionamento na Faculdade do Gama”, contextualizou Márcia.

“Precisamos que a Secretaria de Obras [SODF] e o DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal] retomem a licitação iniciada em 2018 para construir o estacionamento, que inclui a obra de drenagem”, acrescentou.

CEILÂNDIA A Faculdade UnB Ceilândia foi contemplada no diálogo. "Precisamos que seja autorizada pelo DER a conexão do prédio que será licitado para a Ceilândia à rede do DER-DF para escoamento da água da chuva. Queremos evitar infiltração pelo terreno, para preservar o edifício. Por isso, dependemos da autorização de uso dessa rede”, informou a secretária de Infraestrutura da UnB, Helena Zanella. O secretário de Obras comprometeu-se a verificar junto à equipe técnica do DER-DF se há disponibilidade da rede para atender o campus.

Outra demanda refere-se à cobertura de três quadras poliesportivas. "Temos duas emendas parlamentares, que somam R$ 1,9 milhão, para cobrir quadras poliesportivas nos campi de Ceilândia, Gama e Planaltina. A avaliação inicial é que o valor das emendas não seria suficiente para as três quadras. Queremos que a área técnica verifique a possibilidade de otimizar o projeto para que caiba nesse orçamento", pediu a reitora da UnB.

Márcia pleiteou, ainda, melhoria na iluminação de vias públicas que cortam o campus Darcy Ribeiro. "Se puderem melhorar a iluminação nas vias entre a L3 e a L4 Norte, isso contribui para dar mais segurança à nossa comunidade e aos moradores da quadra residencial que temos ali, a Colina. A sensação de insegurança em nosso campus tem impacto direto na Asa Norte."

O secretário Izídio Júnior informou que o reforço na iluminação “leva em conta áreas prioritárias informadas pela Secretaria de Segurança Pública” e que podas de árvores são outra medida importante para iluminação e segurança nesses espaços. Técnicos da secretaria informaram que está em fase final um trabalho de iluminação na L3, com adoção de tecnologias de maior eficiência energética.

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, enfatizou a necessidade de apoio da Secretaria e de órgãos do Governo do Distrito Federal no tocante a podas de árvores, pequenas obras e reparos nos campi, como tapar buracos.

Ao final do encontro, o representante da SODF confirmou intenção em fortalecer parceria com a Universidade. “Somos uma área técnica e essa aproximação com a UnB é fantástica. A instituição tem vários professores de notório saber que podem contribuir com ideias e parcerias que resultem em coisas boas para a cidade”, disse Izídio Júnior.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.