NEGOCIAÇÃO

Medida busca levantar número de estagiários que serão mantidos pelas unidades acadêmicas. Sintfub apresentou proposta para reduzir valores de contrato

A administração superior da Universidade de Brasília decidiu, em reunião com representantes de trabalhadores e alunos, realizada na tarde desta segunda-feira (23), prorrogar em 30 dias a vigência dos contratos de estágio da instituição. Dessa forma, os desligamentos que seriam feitos de ofício no dia 30 de abril estão suspensos.

Com essa medida, a administração busca avaliar quantos estagiários serão absorvidos por suas unidades. Após esta fase, serão desligados apenas aqueles que não puderem ser custeados pelo orçamento próprio de cada centro de custo. Os setores que já informaram nota de dotação para manutenção de estagiários terão seus débitos ajustados e os valores já descontados serão devolvidos.

"A postergação dos desligamentos foi autorizada também para adotarmos novos programas de treinamento profissional, por meio de editais de bolsas a serem concedidos pelos decanatos ou unidades acadêmicas", declarou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Os editais podem ser lançados no âmbito de projetos acadêmicos, como, por exemplo, no caso do projeto de extensão do Instituto de Letras que visa oferecer formação complementar para estudantes da área de tradução, tendo como um dos subprodutos a tradução das ementas de todas as disciplinas da UnB, o que também contribui com as políticas linguísticas para a internacionalização.

Esse tipo de projeto possibilita meios alternativos de oferecer espaços para o desenvolvimento profissional de jovens dentro da Universidade, mesmo com a redução de estágios.

OTIMISMO – O encontro faz parte das negociações da administração superior da UnB com representantes de alunos, Sintfub e ADUnB, na busca por soluções para a crise orçamentária enfrentada pela Universidade.

Na reunião, membros do Sintfub entregaram à administração superior proposta de readequação de custos do contrato de prestação de serviços de limpeza vigente na UnB.

"Creio que a continuidade do diálogo com as entidades e a apresentação de novas propostas poderá levar a melhores soluções para a situação orçamentária da Universidade, que exige cortes", disse o chefe de gabinete da reitora, Paulo César Marques.

A aluna de Administração e ex-integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Scarlett Rocha, esteve presente à reunião desta segunda-feira e aprovou a medida. "Estou otimista com o que foi conversado aqui hoje", disse.

Como desdobramento, foi marcada, para esta terça-feira (24), reunião técnica para avaliar a viabilidade da proposta. Participam a Diretoria de Terceirização (DTER/DAF) da UnB e representantes de entidades.

Chefe de gabinete Paulo César Marques entregou comunicado da reitora a membros do grupo de ocupação. Foto: André Gomes/Secom UnB

COMUNICADO – A postura da administração superior da UnB em reunir-se com organizações representativas dos segmentos da comunidade universitária foi informada em comunicado publicado nesta manhã. Um exemplar do documento foi entregue a ocupantes do prédio da Reitoria às 12h30.

O texto cita o "insucesso da administração superior nas tentativas de uma interlocução com o movimento de ocupação" e destaca Sintfub, DCE e ADUnB como organismos legítimos para o diálogo. O documento reitera os prejuízos causados à comunidade devido à ocupação do edifício administrativo.

>> Leia a íntegra do comunicado