FILOSOFIA

Docente da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, teve contribuição de relevo à Cátedra Unesco Archai

É com profundo pesar que lamentamos a morte do doutor honoris causa pela Universidade de Brasília Giovanni Casertano, docente da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália. Sua partida deixa um grande vazio para a comunidade acadêmica, sobretudo, no cenário internacional dos estudos filosóficos.

Professor Giovanni Casertano recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UnB em agosto de 2012. Foto: Divulgação

A relação do professor Casertano com a UnB foi marcada por uma colaboração intensa e dedicada que perdurou por mais de uma década. Sua contribuição ininterrupta à Cátedra Unesco Archai é verdadeiramente inestimável. O título de Doutor Honoris Causa, conferido em 21 de agosto de 2012, foi uma manifestação oficial de reconhecimento de seu excepcional empenho à filosofia.

A cerimônia de outorga do título tornou-se um marco importante, testemunhado por autoridades acadêmicas, embaixadores e colegas. Receber o professor Casertano foi uma honra para a Universidade de Brasília.

Giovanni Casertano foi um erudito respeitado e um autor prolífico, com mais de 20 livros publicados sobre a filosofia de Platão, além de inúmeros artigos e traduções de diálogos platônicos. Sete de suas obras tiveram tradução para o português, demonstrando a influência significativa que exerceu na formação de novos pesquisadores na área.

Seu comprometimento com a estruturação dos Programas de Doutorado em Filosofia na Itália, somado ao seu papel ativo na Società Filosofica Italiana, evidencia a paixão do professor Casertano pela formação acadêmica e pelo avanço do conhecimento.

Expressamos nossas sinceras condolências à família do professor Giovanni Casertano, especialmente à sua esposa Maria da Graça Gomes de Pina, aos amigos e aos colegas. Esperamos que encontrem conforto no reconhecimento do importante legado que ele deixou. Sem dúvida sua trajetória e obra seguirão inspirando gerações futuras de estudiosos da filosofia.

Márcia Abrahão
Reitora