INTERGERACIONALIDADE

Ao todo, 136 novos estudantes foram convocados em primeira chamada. Prazo para o registro acadêmico obrigatório vai até 8 de março

Aprovados devem fazer o registro presencialmente, na SAA do campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Os 136 aprovados da primeira edição do processo seletivo UnB 60mais foram convocados pela UnB para fazer parte do seu corpo acadêmico. O resultado foi divulgado de forma on-line e presencial nesta quinta-feira (29). Etapa obrigatória para garantir vaga, o registro acadêmico deve ser feito entre os dias 1º e 8 de março, na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), do campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, das 9h às 17h. Para os calouros com 60 anos ou mais, o registro será unicamente presencial.

>> Confira aqui Agenda do Calouro Processo Seletivo UnB 60mais

A divulgação do resultado foi momento de alegria e comemoração para quem tem sede em aprender. É o caso de Theresa de Lisieux, caloura de História. Arquiteta aposentada há uma década, decidiu, aos 68 anos, voltar a estudar. Ela considera o aprendizado um tesouro. “A minha expectativa é de um conhecimento que me faça entender mais o mundo em que estamos vivendo e que me responda dúvidas que ainda tenho”, projeta.

Theresa de Lisieux estava animada em seguir o caminho trilhado pelas filhas, Carolina e Camila, também discentes da UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Theresa levou a família toda para comemorar a aprovação. Ao lado do marido e das filhas, expressou animação em ter aulas com pessoas de outras gerações. “Gosto muito dos jovens e as minhas duas filhas se formaram aqui na UnB. Estar em contato com jovens é muito bom, é agregador. Acho que vai haver uma união boa e a UnB tem uma visão espetacular sobre essa integração”, elogia.

Cláudia Santa Rita, de 61 anos, viu sua rotina mudar abruptamente de 2019 para 2020. Naquele período, ela se aposentou e, logo em seguida, veio a pandemia de covid-19. Com isso, viu a correria do dia a dia se transformar em dias vividos exclusivamente em casa. “Formei quando era jovem e logo depois casei, tive filho e comecei a trabalhar. Quando aposentei, foi uma diferença muito grande ter toda uma rotina que, de repente, parou. Sempre gostei muito de estudar. Por mim, passaria a vida inteira estudando. Por esse motivo, tentei o vestibular”, compartilha.

Aprovada em Museologia, Cláudia conta que não quer parar na graduação. “A gente sofre muito preconceito por envelhecer, sabe? Principalmente nós, mulheres. Então decidi ser produtiva de novo. A minha intenção é me formar de novo. Talvez, até começar a trabalhar de novo, só que numa coisa que eu ame. Estou muito feliz com essa oportunidade."

A futura museóloga Cláudia comemora a conquista ao lado da filha, Tatiana Queiroz, e do cachorro Natsu. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

PRÓXIMOS PASSOS – Também na quinta-feira (29), os candidatos aprovados receberam um e-mail informativo sobre o registro acadêmico. Os estudantes devem comparecer à SAA portando um documento de identidade com foto e o certificado de conclusão de ensino médio ou diploma de curso superior, até 8 de março. Caso as vagas não sejam preenchidas, haverá uma segunda chamada antes do início das aulas, em 18 de março.

Os calouros do UnB 60mais ingressam na Universidade de Brasília na mesma sala dos alunos mais novos, sem turmas à parte. “Essa estratégia é para estimular a intergeracionalidade, combater o idadismo e estimular o letramento digital. Queremos acolhê-los da melhor forma, porque eles têm todo o potencial para estar aqui na UnB”, destaca a diretora de Inovação para o Ensino de Graduação (Dieg), do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Thaís Lamounier. Essa ação e outras fazem parte da Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC) da UnB.

>> Saiba mais sobre o UnB 60mais, processo seletivo para pessoas idosas

O PROCESSO SELETIVO – As provas da primeira edição do UnB 60mais foram aplicadas em 28 de janeiro. Os requisitos para participar foram ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. A prova dissertativa convidou candidatos a discorrerem sobre o envelhecimento saudável e o direito à universidade. Cerca de 3.013 candidatos se inscreveram, em sua maioria mulheres. Foram registrados participantes com idades entre 60 e 88 anos. O curso mais disputado foi Psicologia.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Mais informações sobre o ingresso da UnB estão disponíveis em www.boasvindas.unb.br.