I Jornada Fausto Castilho: formação docente e ensino de filosofia


campus Darcy Ribeiro 14:30 - 21:00:00 24/04/2024 - 27/04/2024

A I Jornada Fausto Castilho: formação docente e ensino de filosofia é um evento para integrar os programas de Formação Docente em Filosofia da UnB: PIBID, Residência Pedagógica, PROF-Filo e Estágios Pedagógicos Supervisionados, tendo como objetivo contribuir na formação de professores e futuros professores, além de homenagear Fausto Castilho, importante nome na história do ensino de filosofia no Brasil.

 

Formação docente, livros didáticos, ensino de filosofia, escolas, são alguns temas propostos nas diversas atividades da programação. Ex-alunos de Fausto Castilho, hoje professores em diversas Universidades, compartilharão experiências na formação docente e perspectivas para o ensino de filosofia. Além disso, os participantes nos programas institucionais para a formação docente apresentarão trabalhos e discutirão, conjuntamente com professores e estudantes do ensino médio, a complexidade da realidade escolar e os desafios enfrentados em salas de aulas.

 

A presença do professor João Carlos Quartim de Moraes no evento traz também a possibilidade de uma homenagem a esse importante pensador brasileiro, responsável pela formação e transformação nas universidades onde atuou. Seu livro atual “Novo mundo: metamorfoses da colonização” será o tema de uma mesa na noite de 25/4, com a participação do presidente da ANPOF, professor Érico Andrade (UFPE) e haverá também o lançamento do livro em sua homenagem, organizado pelo professor Hélio Azara (UFPB), também presente na mesa.

 

As inscrições são gratuitas e é possível se cadastrar na plataforma do evento, acessando: https://www.even3.com.br/i-jornada-fausto-castilho-formacao-docente-e-ensino-de-filosofia-436291/

 

Para submeter trabalhos é preciso seguir as orientações presentes na plataforma e enviar resumo expandido para o email: jornadafaustocastilho@gmail.com

 

Mais informações: @jornada_fausto_castilho_unb

I Jornada Fausto Castilho: formação docente e ensino de filosofia