Exposição "Meus medos"


Espaço Cultural Renato Russo 19:00 - 00:00:00 20/08/2019 - 29/09/2019

O Espaço Cultural Renato Russo recebe, no dia 20 de agosto, a segunda edição da Exposição Meus Medos. A iniciativa, fruto de um trabalho de extensão idealizado por alunos do curso de Museologia da Universidade de Brasília, busca construir uma narrativa que se opõe à lógica de silenciamento dos medos que pairam na atmosfera cotidiana do Distrito Federal e Entorno. Com um acervo composto por obras de diversos formatos, instalações interativas e atividades educativas, o projeto aborda desde as inseguranças, individuais e coletivas, que atingem a população, até as políticas de acolhimento que podem ser oferecidas ao público.

 

A primeira edição da exposição ocupou a Galeria da FAU (Campus Darcy Ribeiro, UnB), no primeiro semestre de 2018, e tinha como proposta relatar e refletir sobre os medos que a comunidade acadêmica sofria naquele ambiente. O recorde de audiência obtido na ocasião marcou a história do curso de Museologia e mostrou que o tema extrapola os muros universitários: vivemos em uma sociedade adoecida e com nó na garganta. O que o medo faz da gente? A ideia para uma segunda edição surgiu graças ao sucesso da primeira mostra, que se destacou por ter sido a primeira exposição curricular a extrapolar os muros da Universidade de Brasília. A ideia foi abraçada pelo Espaço Cultural Renato Russo, que irá abrigar um acervo reestruturado e atividades educativas pensadas especialmente para atender o perfil desta nova esfera. O novo local viabilizou a ampliação do espaço de diálogo e a possibilidade de identificação de outros públicos com as obras apresentadas. Diferentemente do projeto original, agora a equipe busca construir uma narrativa que se opõe ao silenciamento dos medos, ansiedades e inseguranças enfrentadas pela população do Distrito Federal e Entorno.

 

Com o objetivo de estruturar a exposição adequadamente, preservando os ideais de acessibilidade e tornando viável a concretização das atividades educativas programadas para ocupar a galeria, os estudantes responsáveis pelo projeto estão em busca de captar recursos financeiros. Para isso, iniciaram uma campanha na plataforma Catarse, na qual oferecem recompensas exclusivas para aqueles que apoiarem a causa e puderem doar qualquer quantia. Àqueles que se interessarem em colaborar, o link está disponível na bio do Instagram @meusmedos.expo. A exposição terá início no dia 20 de agosto, na Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo (508 sul), e estará aberta para visitações até o dia 29 de setembro.  Irão ocorrer visitas guiadas, ações educativas e atrações culturais diversas. Sigam o perfil @meusmedos.expo no Instagram e fiquem atentos às novidades que estão por vir.

Exposição "Meus medos"