O Tempo de Nossas Vidas


Casa da Cultura da América Latina 09:00 - 00:00:00 07/06/2018 - 17/07/2018

Composta por obras que refletem sobre o universo de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais, a mostra fala sobre envelhecimento, ativismo político e violência, reunindo  18 artistas de arte contemporânea, quatro deles de países da América Latina. Com curadoria de Clauder Diniz, O Tempo de Nossas Vidas reúne os artistas visuais Alexander Lombaina ( Cuba), Bia Medeiros, Caio Jinkings, Célio Braga, Diego Bernardino, Eduardo Fenato, Francisco Hurtz, Fredman Barahona (Nicarágua), Gê Orthof, Gê Viana, Leci Augusto, Márcio Mota, Maria Eugênia Matricardi, Nelson Morales (México), Pamela Soares, Rafael Bqueer, Ricardo Gauthama e Rocio Garcia (Cuba).

Com imagens de nus masculinos, baralhos eróticos, e citações literárias, a instalação de Gê Orthof fala do desejo; fotografias do artista mexicano, Nelson Morales, tem registros dos muxes, da etnia zapoteca, do sul do México -  indivíduos não-binários, que se relacionam sexualmente com homens e mulheres, considerados o terceiro gênero, culturalmente aceitos e respeitados pela comunidade; Bia Medeiros, lésbica, apresentará uma instalação com imagens fragmentadas do seu corpo; as três séries de Célio Braga trabalha com desenhos minimalistas feitos com pequenas perfurações manuais no papel, em uma delas apresenta datas que se referem ao vencimento de remédios ou da própria vida, em outra são desenhos feitos sobre bulas de remédios usados no tratamento de Aids e três séries de desenhos e pinturas de Francisco Hurtz falam de machismos, comportamentos heteronormativos e homofobia.

Os efeitos do tempo na vida de cada um de nós é o recorte da curadoria, que procurou trabalhos artísticos que pudessem expressar esse momento em que a maturidade chega junto com novos enfrentamentos como a vulnerabilidade física, a solidão, problemas de saúde e o isolamento social. Os idosos, em geral, são quase invisíveis para a sociedade que valoriza o vigor, a beleza jovial, e a energia física.

A exposição se completa com o tempo dos jovens que mostram nas suas produções o ambiente das redes sociais e das provocações, do ativismo político e do combate ao ódio. A nova geração de artistas que aposta em um outro mundo.

 

Serviço

Endereço da CAL: SCS Quadra 4, Edifício Anápolis

Visitação: 7 de junho a 17 de julho de 2018, segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 14 anos

 

O Tempo de Nossas Vidas