OPINIÃO

José Roberto de Souza Almeida Leite é professor da área de Morfologia da Faculdade de Medicina na Universidade de Brasília e presidente do IV Inovatec.

José Roberto de Souza Almeida Leite 

 

O maior evento internacional de inovação e saúde do Centro-Oeste movimentou o cenário científico e tecnológico da capital do país trazendo as últimas novidades do cenário empreendedor Health Tech brasileiro. O espaço Salão Nobre da Arena BRB Mané Garrincha (Estádio Nacional de Brasília) recebeu entre os dias 10 a 12 de novembro de 2023, o “IV Encontro Internacional de Inovação em Saúde – IV Inovatec associada a II Feira de Inovação Tecnológica do Distrito Federal”. Nesse ano o tema foi: “A inovação em saúde como ferramenta para a transformação social”.

 

Ao todo, 65 instituições da área de saúde e inovação participaram do Congresso, e outras 40 empresas e instituições do Brasil, França, Portugal e Espanha tiveram a oportunidade de trazer as últimas novidades na área da saúde na mostra de soluções tecnológicas. Entre os destaques, a palestra do conhecido Dr. Bactéria. O biomédico, Roberto Figueiredo, arrancou risadas do públicos falando sobre contaminação nos pequenos hábitos domésticos e ensinou como prevenir doenças e se manter saudável. 

Já o Dr. João Gonçalves da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (Portugal) trouxe as últimas novidades do mercado farmacêutico europeu inclusive na bioinsumos e vacinas e falou sobre parcerias entre Portugal e Brasil. Outro tema que despertou o interesse da plateia foram os estudos clínicos apresentados pela Dra. Vanessa Matalobos. A neuropediatra demonstrou com cases reais como pomadas à base de canabinoides (Cannabis medicinal) são eficazes no tratamento de feridas abertas nos pacientes diabéticos e ainda trouxe um caso clínico de uma criança que voltou a ter cabelo graças ao uso tópico da Cannabis. 

Na área social, o nome de relevância foi o da Flavia Arantes do Nascimento, filha do Pelé e co-presidente da Nascimento Foundation. A uma organização sem fins lucrativos, recém-criada chega com o propósito de dar suporte a programas de esporte como ferramenta de desenvolvimento social. Na sua fala, Flávia discursou sobre como os esportes podem ser transformadores no contexto dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Agendas 2030 e 2050 da Organização Mundial da Saúde (OMS). E falou sobre o "O Legado do Rei: como ferramentas de inclusão" nas comunidades carentes do país. Possibilitando parcerias com outras ONGs do Brasil com o mesmo a mesma finalidade. Durante a cerimônia de encerramento, Flávia Nascimento recebeu uma placa de homenagem dada pela Fundação Red Wood, pelos préstimos pelo seu trabalho de fisioterapêutica e pelo seu esforço na difusão do Legado do Rei.

 

Na área da Medicina Laboratorial, Lídia Abdala, CEO do Grupo Sabin, falou em sua palestra da caminhada de décadas em Brasília até a consolidação da Instituição, com a valorização da mulher e da Inovação. 

 

Geração de oportunidade de negócios 

 

Ao todo foram mais de 30 horas de debate e mais de 55 especialistas debatendo sobre saúde e inovação no cenário brasileiro e experiências internacionais. No palco Hetalh Tech Day de empreendedorismo, pequenas empresas e professores com tecnologias inovadoras tiveram a chance de expor seus negócios e captar investimentos. Entre as soluções apresentadas, as startups apresentaram novos negócios ligados área de inteligência artificial, gestão financeira, produtos hospitalares, ChatGPT aplicação a saúde, nanotecnologia, robótica e até o cânhamo como uma alternativa sustentável para a substituição do plástico, papel e até tijolo.

 

Nessa edição, as empresas premiadas no Prêmio Magna TI Inovatec 2023 foram: Sector, C-Biotech e MedUTI, todas de Brasília com soluções envolvendo a jornada e cuidados de paciente. 

 

Mais de 4000 mil visitantes 

 

Ao longo dos três dias de evento mais de 4 mil pessoas circularam pelo congresso científico, que também recebeu - de forma simultânea - a “II Feira de Inovação Tecnológica do Distrito Federal”, gratuita e aberta ao público. Somente para as palestras tivemos a presença de mais de 1000 profissionais de saúde entre presenciais e público online. 

 

O evento foi realizado pela empresa de inovação People & Science Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Núcleo de Morfologia e Imunologia Aplicada (NuPMIA) e Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da Universidade de Brasília (UnB) com apoio e patrocínios da FAPDF (Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal), Fomento do Programa PAEP/CAPES, Banco Unicred Evolução, Centro Integrado de Pesquisa UNISER, Parque Tecnológico de Brasília, Embaixada de Portugal, BRICS CCI, Laboratório Sabin, Allcrom, Farmacotécnica, Magna TI, Fibra, Abimo entre outras instituições nacionais e internacionais.

 

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

 

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.