OPINIÃO

Claudia Padovesi Fonseca é professora associada da Universidade de Brasília (UnB), líder do Núcleo de Estudos Limnológicos (NEL) – CNPq, mestre e doutora em área de Limnologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou pós-doutorado na Universidade de Paris Pierre e Marie Curie, na França, e na Universidade de Granada, na Espanha.

Cláudia Padovesi Fonseca

Um mergulho ao centro do Brasil. É assim que inicio a apresentação do livro digital Mapeamento de indicadores ambientais e de diversidade biológica aquática da Chapada dos Veadeiros, fruto de pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos Limnológicos (NEL) junto ao Centro de Estudos Avançados do Cerrado (CER) da Universidade de Brasília.

A pesquisa foi realizada nas águas de rios da Chapada dos Veadeiros nunca analisadas nas especialidades das pesquisadoras. Formamos o quarteto de mulheres na ciência aquática do centro do Brasil.  Além de mim, estão as professoras Maria Júlia Martins Silva e Maria Fernanda Nince Ferreira, do Instituto de Biologia, e a professora Valéria Regina Bellotto, do Instituto de Química.

A publicação desse livro vem ao encontro de suprir lacunas ainda presentes sobre as águas do Cerrado do centro do país, tanto voltadas para o conhecimento da diversidade biológica, bem como obtenção de diagnósticos de condições ambientais de áreas preservadas e ainda prístinas.

O livro apresenta um mapeamento inédito sobre a biota aquática e a qualidade ambiental de rios, além da caracterização de suas bacias hidrográficas para a Chapada dos Veadeiros.

Além de incorporar registros novos, as espécies listadas nesta publicação atestaram indicação biológica para águas em condições de excelente qualidade, inclusive de águas prístinas. Nesse sentido, a obra alavanca o conhecimento da biodiversidade aquática, e em especial, do Cerrado de altitude do Brasil central.

Relevante salientar que os estudos abordados nesta obra abrangem áreas prioritárias para a conservação ambiental e biológica. As águas dos rios se encontram preservados em termos de qualidade química e suas espécies conferem indicação para águas de excelente qualidade.

A elevada sensibilidade aos impactos humanos e a vulnerabilidade ambiental dos cursos d’água e de suas bacias detectadas neste livro sedimenta a prioridade na conservação das águas da Chapada dos Veadeiros.

O livro está disponível gratuitamente no site: https://www.editoraartemis.com.br/livro/2907/