OPINIÃO

José Carmine Dianese é professor emérito da UnB, PhD em Fitopatologia pela University of California-Davis, Fellow da  American Phytophological Society (APS), recipiente do Emil Mrak International Award-Univ. of California-Davis, Honoray Member-Mycological Society of America, Membro Honorário da Associação Latino-Americana de Micologia, ex-Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. Foi membro do Permanent Nomenclature Committee for Fungi da Intern. Assoc. of Plant Taxonomists, além de membro do Executice Committee da International Mycological Association e do Mycology Committee da APS.

José Carmine Dianese

 

Faleceu em novembro passado, vítima de atropelamento, o Dr. Norman W. Schaad (82 anos), PhD pela Universidade da California-Davis, professor Titular (Full Professor) nas Universidades de Idaho e Georgia, aposentado em 2010 como Fito-bacteriologista do USDA, Foreign Disease-Weed Science, Fort Detrick, Maryland. O acidente ocorreu em Thousand Oaks, Califórnia, resultando em seu passamento.

 

O professor Schaad foi um dos mais importantes fito-bacteriologistas dos Estados Unidos nas três décadas que antecederam sua aposentadoria, e teve relevante papel na implantação da Pós-Graduação em Fitopatologia da UnB. Em 1977, através de um financiamento conjunto da National Science Foundation/USA e CNPq, ele aqui veio especialmente para implantar o laboratório e o primeiro curso de Bacteriologia Vegetal da história da UnB.

 

Àquela época o país carecia de especialistas no setor. Sua vinda abriu espaço para a especialização do nosso Prof. Armando Takatsu na área. A interação com a fitopatologia da UnB manteve-se através dos anos. Por um ano, em 1980, fui através dele contratado como Professor Adjunto Visitante na Universidade da Georgia/USA e em 1995 ele recebeu no USDA a professora Marisa Alvares Ferreira do Departamento de Fitopatologia da UnB, para realizar sua pesquisa em um bem-sucedido Doutorado Sanduiche.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.