OPINIÃO

Maria Hosana Conceição é química, professora da Faculdade de Ceilândia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG PROFNIT/ UnB.

Maria Hosana Conceição

Durante toda a minha carreira dando aulas de química para estudantes de diferentes cursos, como por exemplo, da Química, da Biologia, da Biomedicina e da Farmácia, me preparava para o início de cada semestre com as cópias do plano de ensino que, geralmente, eram distribuídas aos estudantes, devidamente, matriculados nas disciplinas.

Com a pandemia da covid-19, nos preparamos para as aulas on-line, realizando os cursos de capacitação oferecidos pelas equipes do Centro de Ensino à Distância (Cead), com o apoio da Procap/UnB, que nos ofereceram os cursos de capacitação nas plataformas do Moodle Aprender 3 e também do Office 365 [O365].

Faço uma breve contextualização dos cursos do O365, que nos permitiram criar, entre outros recursos, a equipe no Teams, gravar as aulas, preparar as tarefas e dar o feedback, individual, no “Caderno” [OneNote Class Notebook ], de cada estudante.

Assim, com todas as condições de trabalho, permanecemos, com as aulas on-line, por quatro semestres e tivemos a oportunidade de conhecer a opinião/percepção dos estudantes, da disciplina de Química Experimental, uma disciplina optativa, realizada no modo totalmente on-line. Pedimos aos 20 estudantes matriculados para descreverem como os recursos do Teams foram utilizados. Das nove respostas obtidas cabe destacar que o “Caderno” foi utilizado para organizar as tarefas no decorrer do semestre, além do recurso das aulas síncronas.

Considerando as aulas no modo on-line, perguntamos ainda, qual a sua opinião sobre os App dos jogos, Chemical Nomenclature [CN] e Farmacognosia como atividades assíncronas. Dentre as respostas, destaca-se o interesse de jogar para fixar os conteúdos. Por outro lado, tivemos a opinião de que o jogo pode “desanimá-lo”, quando ao errar uma pergunta e retornar ao início do jogo.

Quanto ao uso do Socrative, como uma ferramenta tecnológica para a avaliação do conteúdo, indagamos os estudantes sobre a contribuição dessa tecnologia para a  sua aprendizagem na disciplina. Dos oito respondentes cabe destacar que o Socrative é uma ferramenta de fácil utilização que os possibilitou “discutir”, com o feedback,  imediato, cada questão respondida, individualmente, favorecendo a sua compreensão.

Nesse semestre da pós-pandemia da covid-19, a disciplina de Química Experimental  foi  ofertada no modo presencial, assim, voltamos a perguntar como os recursos do Teams foram alinhados  com as práticas no laboratório.  Das oito respostas, recebemos o feedback sobre o “Caderno”,  que foi utilizado como “uma página individual de cada aluno”, além disso, tivemos o destaque sobre o uso das postagens gerais na “Guia Arquivos” e o “Reflect” como uma forma descontraída de interação entre a professora e os estudantes.

Também indagamos, nesse modo presencial,  sobre o recurso do Forms como auxílio nas atividades assíncronas.  Das oito respostas obtidas, cabe destacar o questionário Forms foi acessível, com perguntas relacionadas aos conteúdos dos experimentos, “os questionários estavam acessíveis e com questões realmente relacionadas aos conteúdos vistos nas aulas práticas".

Além disso, para conhecer a opinião dos estudantes  sobre o uso do Socrative, nas aulas presenciais entre as oito respostas, recebemos a opinião do Socrative ser uma boa ferramenta, “entretanto necessita da internet e no primeiro dia de realização a internet da faculdade não estava boa”, Por outro lado, recebemos o feedback destacando a plataforma como um recurso “dinâmico e com questões bem práticas, sendo possível responder em poucos minutos algumas questões que servem como fixação do conteúdo”.

Considerando, ainda, a retomada das aulas práticas no laboratório de química, perguntamos aos estudantes a sua opinião/percepção sobre os experimentos realizados, tais como,  titulação da glicina, tampão fosfato, cromatografia dos aminoácidos do BCAA [valina, leucina e isoleucina],  síntese e recristalização do ácido benzóico e determinação de íon Fe+2 no medicamento. Dentre as nove respostas, cabe destacar que os experimentos realizados no laboratório foram importantes, principalmente, após as aulas on-line, pois com a pandemia, “perdemos muitas práticas laboratoriais, sendo assim, a disciplina foi fundamental para maiores conhecimentos”. “Além disso, com a realização desses procedimentos, os alunos tiveram contato com equipamentos, vidrarias e técnicas até então meio desconhecidas para alguns”.

Concluímos, com esse trabalho, no primeiro semestre, da pós-pandemia da covid-19, com aulas presenciais, na disciplina de química experimental, que o alinhamento dos recursos tecnológicos do Teams e do Socrative, foi muito satisfatório como avaliação da aprendizagem. Assim, na minha percepção foi possível alinhar o uso das plataformas tecnológicas do Teams e do Socrative com as práticas no laboratório de química.