OPINIÃO

Reinaldo José de Miranda Filho é diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Fitopatologia - Doenças Parasitárias de Plantas e doutorado em Fitopatologia, todos pela Universidade de Brasília. É bolsista de extensão do CNPq no projeto de apoio à implementação do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Rural (NEDET). Também atua como bolsista de pesquisa e coordenador substituto do projeto de pesquisa Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso (RADIS-MT/FUP).

Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira é vice-diretora da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Formou-se em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e é mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal. Coordena a Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB.

Erina Vitorio Rodrigues é professora da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e coordenadora substituta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Possui graduação em Engenharia Agronômica e mestrado em Genética e Melhoramento (2012), ambos pela Universidade Federal do Piauí. É doutora em Genética e Melhoramento de Plantas e tem pós-doutorado em Genética e Melhoramento. Atuou em projetos diversos junto à Embrapa Agroenergia.

Ludgero Cardoso Galli é professor da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Possui graduação em Ciências, com habilitação plena em Biologia, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); mestrado em Biologia, com área de concentração em Ecologia, pela Universidade Federal de Goiás (UFG); e  doutorado em Ciências Ambientais também pela UFG. Realizou pós-doutorado em Ecologia com ênfase em Ambientes Aquáticos Continentais. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UnB.

Luís Antônio Pasquetti é ex-diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e ex-presidente da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB). É graduado em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI-RS), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em História pela UnB. Atuou como assessor especial da Reitoria em 2017.

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril é professor e ex-diretor da Faculdade UnB Planaltina. Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ecologia, todos pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e Conservação do Cerrado. Atua principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências e biologia e comunicação comunitária.

Reinaldo Miranda Filho, Cynthia Bisinoto, Erina Rodrigues, Ludgero Cardoso, Luís Antônio Pasquetti e Marcelo Bizerril

Na semana que passou, a Universidade de Brasília perdeu, prematuramente, um grande entusiasta da ciência e da universidade pública. Complicações em decorrência de um repentino problema neurológico, diagnosticado ao final de 2020, levaram a óbito o professor Antônio Felipe Couto Júnior, com apenas 39 anos.

Antônio Felipe fez toda sua formação acadêmica, da graduação ao doutorado, na UnB, o que o tornou conhecido em vários setores da Universidade, mas foi a Faculdade UnB Planaltina que sofreu a perda com mais intensidade, pois era ali que ele atuava como professor desde 2011.

Antônio Felipe Couto Júnior (19/04/1981 - 18/03/2021)

Os poucos anos na FUP foram suficientes para que o professor, à primeira vista tímido, marcasse profundamente a memória de todos pelo seu trabalho incansável e personalidade marcante. Por essa razão nós – diretores, ex-diretores e colegas que com ele coordenaram o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – registramos nosso respeito e admiração nesse texto.

Antônio Felipe Couto Júnior era graduado em Engenharia Florestal (2003), mestre em Ciências Florestais (2007) e doutor em Geociência Aplicada (2011), formação construída inteiramente na Universidade de Brasília.

Suas principais linhas de pesquisa eram manejo e conservação de recursos naturais e modelagem ambiental, com projetos também nas ciências forenses. Atuou e atuava em projetos de modelagem no rio São Francisco, rio Araguaia, oeste paulista, Distrito Federal entre outros, com uma produção que já ultrapassava quarenta artigos em periódicos nacionais e internacionais, dentre os quais atuava também como revisor.

Desde 2011, era docente da FUP, atuando nos cursos de graduação em Gestão Ambiental e licenciatura em Ciências Naturais, e no curso de mestrado e doutorado em Ciências Ambientais, ministrando disciplinas de Geomorfologia Tropical, Geoprocessamento, Sistemas Ecológicos, Escrita Técnica e Publicação Científica, Fisiologia da Paisagem, Pensamento Científico e Estruturação de Projetos, Práticas de Campo em Ciências Ambientais e Práticas Avançadas de Campo em Ciências Ambientais.

Seu grande orgulho era o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), que ajudou a criar. Nos primeiros quatro anos do PPGCA (2015-2019), atuou como coordenador substituto, e desde 2019, atuava como coordenador. Sempre com uma postura dedicada e exigente, o professor Antônio Felipe formou vários alunos de iniciação científica e já havia concluído cinco orientações de mestrado e duas de doutorado, o que indicava profícua contribuição à pós-graduação na UnB. Destacado por sua personalidade inquieta e proativa, aceitou um grande desafio no ano de 2017: estabelecer um programa de estudos de longo prazo na planície de inundação do rio Araguaia. O plano era integrar as várias especialidades de pesquisas científicas dos docentes e discentes do PPGCA, ao mesmo tempo em que eram trabalhadas tanto a formação disciplinar quanto acadêmica dos nossos discentes.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.