OPINIÃO

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Sociologia – Université de Montréal (1979), doutorado em Sociologia – Université de Montréal (1987) e pós-doutorado pelo Centre dÉtudes de la Vie Politique Française – CEVIPOF, Paris, França. Professora titular da Universidade de Brasília; Agraciada, em fevereiro de 21017, pelo Conselho Universitário da Universidade de Brasília, com o titulo de professora Emérita, em solenidade realizada em novembro de 2017.

Maria Stela Grossi Porto

Nos deixou a amiga e colega professora Ana Maria Fernandes. Mesmo com todo o seu espírito de luta, o câncer acabou vencendo seu corpo. Impossível não sofrer; por ela e por seu sofrimento, por sua família, e por todos nós, seus amigos, que estamos privados fisicamente de sua companhia: sofro as saudades, sofro a ausência, sofro a dor de quantos a amavam, e que não eram poucos.

Como colega, convivi com Ana, desde que cheguei à UnB. A amizade e o estreitamento dos laços de afetividade foram chegando com o tempo e se instalando, com a descoberta das identidades de pensamento, com o compartilhamento de uma maneira de sentir e viver a Universidade e de trabalhar por sua consolidação institucional. Compartilho e aproprio-me da definição que dela fez nossa amiga Fernanda Sobral: Ana foi uma construtora de instituições, tanto dentro quanto fora da UnB. Sua atuação fora da UnB, na SBS, na SBPC como vice-presidente e na ANPOCS como membro da diretoria em muito contribuiu para o fortalecimento da reputação de excelência da UnB. Seus vários prêmios – desde o de Melhor tese ANPOCS, até a condecoração pela Academia de Ciência – são o justo reconhecimento por seu trabalho pela ciência no Brasil e, muito particularmente, pela sociologia; sua vida atesta a vocação constante pelo fortalecimento e institucionalização da ciência, particularmente das ciências sociais.

Na Sociologia, sua atuação deu-se na chefia do departamento, como coordenadora de pós-graduação e como formadora de inúmeros alunos, na graduação e na pós, espalhados hoje em diferentes instituições de pesquisa e/ou agências governamentais. Nas demais instâncias da UnB, foi decana de Pós-Graduação, reitora por um curto período, em substituição ao professor Lauro Morhy, diretora da Editora da Universidade, e diretora do CEPPAC. Por onde passou, deixou sua marca de seriedade, competência e comprometimento com a vida acadêmica.

Nunca chegamos a dividir a sala de aula, mas dividimos o planejamento e a estruturação de um lindo curso de Introdução à Metodologia que organizamos juntas e que nos deu grande prazer ao introduzirmos leituras e autores até então não utilizados nesta disciplina. E partilhamos, muitas vezes, os mesmos apartamentos e espaços físicos em nossas andanças por encontros, congressos e seminários no Brasil e mundo afora. Experiências que deixarão saudades.

Por isso mesmo é que hoje, é para a amiga até mais do que para a acadêmica Ana Maria que fico motivada a deixar este testemunho. Querida amiga Ana, hoje pela manhã, chorando por sua ausência não conseguia deixar de me lembrar de sua risada, alta, alegre e franca, de sua personalidade forte, nunca evitando dizer o que fosse para você um imperativo, ético, estético ou cientifico; ao mesmo tempo, esbanjando sua enorme capacidade de afeto, de carinho e de generosidade. Todas qualidades que agigantam, agora, a certeza da grande falta que você já está nos fazendo, mas que saberemos, com o tempo, transformar em uma doce e carinhosa lembrança. Tenha certeza de que você será, querida amiga Ana, sempre uma presença doce, forte e imprescindível para nós.

__________________________________

ATENÇÃO

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor