SELEÇÃO

Vagas abertas no próximo semestre (1/2021) serão preenchidas por meio do Acesso Enem UnB. Ingressos pelo PAS ocorrerão integralmente no 2/2021

O agravamento da pandemia no Distrito Federal e no Brasil levou a Universidade de Brasília a fazer mudanças nos próximos processos de seleção de calouros. A primeira delas refere-se ao Programa de Avaliação Seriada (PAS). Com a indefinição de nova data para realização das provas da etapa 3 – que ocorreriam no último 7 de março, mas foram canceladas por conta das medidas sanitárias – o ingresso via PAS, que tradicionalmente é dividido nos dois semestres do ano letivo, será concentrado no segundo semestre de 2021, com início previsto para 17 de janeiro de 2022.

 

Com a alteração, a Universidade espera conseguir realizar a prova de maneira segura e, assim, garantir a finalização do subprograma 2018-2020, com tempo para a matrícula e o ingresso dos aprovados. Não houve deliberação quanto às provas das etapas 1 e 2 do PAS.

 

A segunda mudança é o cancelamento do Vestibular, que tradicionalmente ocorreria no meio do ano, em consequência do remanejamento de vagas entre os processos seletivos e do cenário de incerteza para os próximos meses. As vagas destinadas à seleção por meio do Vestibular agora serão ocupadas por estudantes que se inscreverem no edital Acesso Enem UnB, que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para seleção e tem inscrição gratuita.

 

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (25), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB. O colegiado considerou o atual cenário epidemiológico e as previsões feitas pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes), no que tange ao avanço da pandemia e da vacinação. De acordo com os modelos matemáticos apresentados pelo Coes, as próximas semanas terão aumento crescente no número de casos e de mortes diárias pela covid-19 no Distrito Federal.

Modelagem matemática prevê escalada no número de casos de covid-19 nas próximas semanas. Imagem: Reprodução/UnBTV

  

“Atualmente, menos de 5% da população tomou a vacina no país e há uma adesão muito baixa das pessoas às medidas não farmacológicas da prevenção. No DF, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 99%”, frisou o presidente do Coes, professor Wildo Navegantes.

 

"Estamos vivendo uma calamidade na saúde pública, que tem exigido de todos a adoção de medidas excepcionais e adaptações, em resposta às constantes mudanças de cenário”, contextualizou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. “Temos buscado soluções para a manutenção do nosso compromisso com preenchimento semestral das vagas, mas priorizando sempre a saúde e a vida", explicou.

 

INSCRIÇÕES – O Acesso Enem UnB já está com edital publicado na página do Cebraspe, mas haverá uma retificação, com aumento do período de inscrição e da quantidade de vagas. Outra novidade é que poderão ser usadas as notas do Enem dos últimos três anos.

 

“Normalmente, usaríamos apenas a nota da última edição do Enem. Mas, como estamos vivendo uma situação completamente atípica, achamos por bem ampliar”, detalhou o decano do DEG. Com isso, podem se inscrever candidatos avaliados pelo Enem de 2020, 2019 ou 2018.

Quadro aponta como foram remanejadas vagas dos processos seletivos para ingresso no ano letivo de 2021. Imagem: Divulgação

 

O professor Diêgo explicou, ainda, que a decisão de manter a realização das provas do PAS 3, ainda que com data indefinida, foi motivada pelas características do processo seletivo. “É preciso lembrar que se trata da terceira etapa de um processo de três anos já em curso. Além disso, as provas ocorrem apenas no Distrito Federal e com menos de 15 mil participantes, o que facilita a adoção de logística específica tão logo a situação epidemiológica permita”, observou.

 

A UnB, como a maioria das instituições públicas de ensino superior, está com o calendário acadêmico defasado em relação ao calendário civil, por conta da pandemia. Na semana passada, a instituição aprovou as datas para o ano letivo de 2021. O primeiro semestre começará em 19 de julho. O início do segundo semestre está previsto para 17 de janeiro de 2022.

 

 Confira a 622ª reunião do Cepe:

 

Leia também:

>> Referência em psicologia organizacional e do trabalho, pesquisador Jairo Borges-Andrade é o novo emérito da UnB

>> No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, epidemiologista da Sala de Situação faz alerta sobre a doença

>> Nova direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável toma posse

>> Parque Tecnológico da UnB completa três anos com aumento de visibilidade e excelência na inovação

>> Desenvolvida na UnB, máscara que inativa o novo coronavírus está em teste no Hran

>> Mulheres atuam para manter extensão universitária ativa em meio à pandemia

>> Em carta, reitora destaca avanços da Universidade em tempos de pandemia

>> Pesquisadora da UnB contribui na criação de rede para apoiar a participação de mulheres na ciência

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> Sala de Situação da UnB faz balanço da atuação no combate ao novo coronavírus

>> Reitoras compartilham experiências de gestão na academia

>> Edital para ingresso na UnB por meio do Enem está disponível

>> Boletim Coes volta reformulado e traz as últimas atualizações da pandemia no DF e no Brasil

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.