COES

Voltado para a comunidade acadêmica, objetivo do Guia de Biossegurança é prevenir o risco de contágio dentro da instituição

 

O Guia de Biossegurança contém as principais recomendações sobre o controle da covid-19 para o ambiente acadêmico. Foto: Julia Seabra/ Secom UnB

 

Para prevenir risco de contágio pela covid-19, o Comitê do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) lançou o Guia de Biossegurança. O documento tem informações, orientações, recomendações e medidas voltadas à prevenção e cuidados em eventual atividade presencial nas instalações da Universidade de Brasília.

 

A recomendação é de que as medidas sejam adotadas por todos os segmentos da comunidade que venham a circular pelos campi, para reduzir o risco de contágio do Sars-Cov-2 e de preservar a saúde de toda a comunidade. Destaca-se que não há previsão de data para retomada das atividades presenciais.

 

>> Confira aqui o Guia de Biossegurança

 

“O Guia de Biossegurança da UnB é o resultado da discussão do Coes, coligindo todas as orientações já expedidas pelo comitê, e embasadas em documentos oficiais sobre a pandemia, da OMS, do GDF e de diretrizes internacionais, além de análises dos dados epidemiológicos do DF, do Brasil e do mundo”, informou o professor Ileno Izídio da Costa, decano de Assuntos Comunitários, presidente do Coes e organizador da publicação. 

 

O documento destaca medidas de cuidado e proteção, entre elas: ações da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), que segue promovendo o cuidado da comunidade acadêmica por meio de suas quatro coordenações, em particular a saúde mental; o Sistema de vigilância ativa, em que a comunidade acadêmica fornece informações de saúde; o app Guardiões da Saúde (uma ação ProEpi, Coes/DEG), que estimula os usuários a reportar sobre seu estado de saúde para ajudar pesquisadores e órgãos sanitários no monitoramento da população.

 

>> Saiba mais: Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

 

Assim, baseados em estudos locais e internacionais, os pesquisadores e especialistas da UnB propõem as melhores práticas e recomendações gerais disponíveis até o presente momento.

 

IMPORTANTE – O guia será atualizado pelo Comitê em caso de mudanças em orientações, novos estudos e pesquisas na área, nos âmbitos local, nacional e internacional, a serem socializados com a administração central e os órgãos colegiados superiores da Universidade.

 

Como, até o momento, não existe previsão para o retorno das atividades presenciais na UnB, as atividades remotas permanecem com o intuito de reduzir o número que pessoas que circulam pela Universidade e manter os cuidados de prevenção da saúde, conforme descrito no Plano de Retomada das Atividades da UnB, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar).

 

Leia também:

>> Podcast leva a antropologia para além da academia e moderniza aprendizagem

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Solidariedade a estudantes africanos da Universidade de Brasília

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Edição especial da Revista Humanidades reflete sobre a pandemia

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.