INFORMATIVO

Universidade oferece curso a docentes para uso de plataforma virtual e arrecada recursos tecnológicos para estudantes em vulnerabilidade 

Ações de saúde mental e de manutenção predial, além de atualizações sobre a covid-19 no Brasil e no mundo também estão no informativo semanal. Imagem: Reprodução

 

O Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB publicou, na sexta-feira (17), seu décimo boletim informativo. Panorama das ações de preparação da comunidade acadêmica para a retomada do semestre letivo no modo remoto estão em destaque nesta edição.

 

>> Acesse aqui a décima edição do boletim

 

Uma das iniciativas busca auxiliar estudantes da Universidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica com recursos tecnológicos. É a campanha UnB Solidária, promovida pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), que está arrecadando computadores e notebooks para destinar a esse público e possibilitar que os alunos acompanhem as aulas não presenciais. 

 

As doações devem ser efetuadas pelo aplicativo Doarti, disponível na Apple Store e Google Play. Ao se cadastrar no app, basta procurar por UnB Solidária para saber quais são os pontos de coleta dos equipamentos. 

 

Os docentes também estão sendo preparando para o retorno às atividades acadêmicas. De 13 a 17 de julho, eles participaram do curso on-line Moodle Básico, oferecido pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UnB). O Moodle é uma das plataformas utilizadas pela Universidade para ensino na modalidade a distância. 

Professora Leticia Lopes Leite, diretora do Cead, relata que professores receberam capacitação para uso da plataforma Moodle. Foto: Arquivo Pessoal

 

A ação objetiva a formação dos docentes para o planejamento das aulas, de forma inovadora, com o uso da ferramenta, que será bastante requisitada no andamento das atividades acadêmicas.

 

“Essa ação de formação de professores visa capacitar esses profissionais para o conhecimento das ferramentas básicas do ambiente virtual Moodle. Até o momento, 812 docentes se inscreveram”, diz a professora Leticia Lopes Leite, diretora do Cead. O Centro também tem promovido outras ações para docentes com o intuito de auxiliá-los em suas práticas pedagógicas, a partir de inovações na modalidade de ensino a distância, por meio do projeto Rotas de Inovação Universitária. 

 

>> Docentes podem aproveitar lives do Cead para auxiliar no ensino remoto

 

APOIO E MANUTENÇÃO – O boletim também traz atualizações sobre o acompanhamento da comunidade universitária no exterior realizado pela Secretaria de Assuntos Internacionais (INT). Desta vez, o documento registra que, até o momento, sete pessoas, entre docentes, discentes e técnicos retornaram ao Brasil e 134 permanecem no exterior.

 

Aqueles que continuam fora do país recebem informações da pandemia com frequência. No dia 10 de julho, foi enviado boletim da INT com dados sobre a doença no Brasil e nos países em que eles se encontram.

 

A Coordenação de Administração Predial da Prefeitura da UnB (CAP/PRC) já está na etapa final da revisão dos banheiros que precisavam de manutenção. Restam apenas 11% a serem verificados. Foram feitos reparos em 233 banheiros de 30 prédios.

 

Outro tema abordado é a oferta de atendimentos pela iniciativa Escuta Virtual (Terapia Comunitária On-line), promovida pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), por meio do Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes e do Grupo de Trabalho de Prevenção e Promoção da Saúde.

 

A ação, que tem parceria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), é liderada pela psicóloga e terapeuta comunitária Doralice Oliveira Gomes e já tem registro de 171 participantes. Muitos deles têm relatado redução de ansiedade e estresse e melhoria nas relações.

 

PANORAMA DA PANDEMIA – A publicação do Coes apresenta dados da pandemia no Brasil e no mundo. A última edição aponta mais de 14 milhões de casos da covid-19 no mundo e 600 mil mortes até o final da semana passada; no Brasil, são dois milhões de casos confirmados e 80 mil óbitos. 

 

O número de mortes aumentou nos estados da região Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e em Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

 

Enquanto isso, há queda no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. Nos demais estados, predomina estabilidade das mortes. No Distrito Federal, a abertura do comércio e serviços tem provocado aumento de óbitos nas regiões administrativas mais vulneráveis.

 

>> Confira as demais edições do boletim semanal

 

Leia também:

>> Pesquisa quer saber como novo coronavírus influencia comportamentos de mobilidade

>> Webinário nesta sexta (24) debate riscos à democracia em tempos de pandemia

>> Pesquisa analisa impacto psicológico do enfrentamento à covid-19 em profissionais da saúde

>> Pesquisadores da UnB desenvolvem formas aprimoradas do álcool em gel

>> Campanha UnB Solidária arrecada doações para pessoas em vulnerabilidade e para hospitais

>> UnB auxilia Hospital das Forças Armadas na implementação de exames de RT-PCR para testagem da covid-19

>> UnB será polo de teste para vacina contra covid-19

>> Em maratona de inovação, estudantes apresentam ideias para uma retomada segura

>> Projeto da UnB vai auxiliar trabalhadores desempregados devido à pandemia da covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave