COOPERAÇÃO

Parceria prevê criação de aplicativo para monitorar serviços de telecomunicações e reestruturação da Escola Nacional de Defesa do Consumidor

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

O desenvolvimento de soluções tecnológicas para auxiliar o governo federal na formulação de políticas públicas nas áreas de educação, fiscalização e indicadores de consumo é o pilar de um acordo entre a Universidade de Brasília e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/Ministério da Justiça), assinado nesta segunda-feira (17).

 

Com a duração de quatro anos e orçamento de mais de R$ 3,5 milhões, o projeto é vinculado ao Laboratório de Tecnologias da Tomada de Decisão (LATITUDE.UnB) e ao Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.

 

Uma das ações será a criação de aplicativo para monitorar e formular indicadores sobre os serviços de telecomunicações. De acordo com Rafael Sousa, professor da Faculdade de Tecnologia e coordenador substituto do projeto, a ferramenta deve ser lançada em um ano. Com autorização do usuário, ela permitirá a coleta de informações periódicas do aparelho celular sobre localização, potência, sinal, cobertura 3G e 4G, velocidade de transmissão, entre outros dados.

 

"As informações serão transmitidas para um processador central com o intuito de se elaborar um mapa das telecomunicações no Brasil, a partir da coleta de dados dos próprios consumidores, sendo possível formular indicadores sobre vários serviços prestados pelas operadoras", aponta Rafael.

 

O professor lembra que na UnB existe uma pesquisa em andamento que monitora as opiniões dos usuários de telecomunicações manifestadas pelo Twitter. "O Telecom nas Redes servirá como protótipo para a criação de um sistema desse tipo para os celulares", afirma.

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

Outra vertente do acordo é a reestruturação da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, com o objetivo de fortalecer a conscientização dos cidadãos sobre temas que envolvem as relações de consumo. Uma pesquisa irá avaliar os processos de trabalho, as tecnologias, os conteúdos e os sistemas pedagógicos da instituição para propor melhores práticas de atendimento à população.

 

"São ações como essas que colocam nossos professores e alunos em contato com os problemas reais, impactando direta e positivamente a qualidade do ensino. É fundamental aproveitar nossa posição estratégica na capital e fortalecer as nossas parcerias com o governo federal", reforça o reitor Ivan Camargo.

 

A secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, reitera que a cooperação é histórica. "Além de contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas de proteção ao consumidor brasileiro, a parceria propiciará grandes avanços em nossa Escola Nacional de Defesa do Consumidor".

 

Para Flávio Elias, professor da Faculdade de Tecnologia da UnB e integrante da equipe técnica do projeto, a contribuição também é grande para alunos e sociedade. "Por meio dessas iniciativas, os conceitos e as teorias são aplicados na prática, um ganho para a formação dos nossos estudantes, que chegam mais completos ao mercado de trabalho, e para a população em geral", defende.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.