Estão abertas as inscrições para ingressar em cursos de graduação com a nota do Enem. O processo seletivo é regido por edital do Cebraspe

Ainda é possível ingressar na UnB com a nota do Enem. Só é preciso estar atento ao novo processo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Interessados em ingressar na graduação da Universidade de Brasília no primeiro semestre letivo de 2020 precisam se atentar ao prazo de inscrição no Acesso Enem UnB, que vai até as 18h do dia 6 de dezembro. Ao todo são ofertadas 2.112 vagas para cursos nos quatro campi da instituição. A inscrição é gratuita e feita pela página do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

O processo utilizará a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, o candidato precisa ter realizado a prova de 2019 para concorrer ao ingresso na UnB.

A grande novidade da seleção é que a UnB não adota mais o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). Na prática, isso significa que em vez de aplicar a nota do Enem pelo sistema do MEC, o candidato deve aplicá-la na seleção própria da UnB.

Para esclarecer perguntas frequentes enviadas pelos candidatos nos canais da Universidade, a Secretaria de Comunicação entrevistou a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação do Decanato de Graduação (Dieg/DEG) da UnB, Symone Jardim.

Passo a passo ensina como ingressar na UnB com a nota do Enem de acordo com o novo processo seletivo. Clique para ampliar. Arte: DEG/UnB

Não recebi o boleto da inscrição, onde posso gerá-lo?
A inscrição na seleção de que trata este edital é gratuita. Portanto, não será gerado boleto.

A nota do Enem não saiu, e a seleção da UnB já está aberta. Vou me inscrever sem ter a nota?
Sim, a inscrição acontecerá antes mesmo da nota ter sido publicada. O resultado do Enem está previsto para janeiro de 2020. Entretanto, caso o candidato tenha posse de seu gabarito da prova, ele pode ter uma ideia da nota obtida. Isso pode auxiliar quem pretende definir o curso comparando seu desempenho com a nota de corte de nossos processos seletivos em 2019.

Como a UnB terá acesso à minha nota do Enem?
Logo que os resultados oficiais do Enem 2019 forem divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem. A UnB terá acesso ao banco de dados do INEP via processo informatizado que identificará as notas dos candidatos por meio do CPF informado no ato da inscrição.

Posso aplicar minha nota no SiSU e também na seleção da UnB?
Pelo SiSU você pode concorrer a vagas de outras universidades do país. No entanto, a UnB não adota mais o SiSU como ferramenta de seleção na graduação. Por isso, é necessário participar do processo seletivo próprio da instituição, ao qual se refere o presente edital.

Posso me inscrever em mais de um curso?
Não. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar apenas um campus/curso/turno para o qual deseja concorrer. No entanto, caso ele decida mudar de curso, isso é possível enquanto as inscrições estiverem abertas. Neste caso, ele precisa fazer uma nova inscrição e a anterior será desconsiderada.

Para cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica, é preciso estar com ela em mãos no ato da inscrição?
Somente poderá concorrer a cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica o candidato que possua a referida certificação, dentro do prazo de validade, para o curso desejado. O sistema de seleção do Cebraspe fará uma checagem se o candidato possui a certificação no momento em que estiver processando o resultado final enviado pelo Inep. Caso não possua a certificação, ele deixará de concorrer ao curso. Assim, no ato da inscrição, candidatos que não possuem a certificação devem indicar uma segunda opção de curso.

Como funciona a segunda opção de curso para quem opta pela primeira opção com exigência de Certificação de Habilidade Específica?
O candidato deve marcar a segunda opção desejada. Ele somente concorrerá nesta opção se, no momento do processamento do resultado, o sistema verificar que ele não possui a certificação específica exigida para a primeira opção. A segunda opção é aberta somente se o candidato não tiver a certificação do curso da primeira opção.

Onde posso tirar outras dúvidas?
Pela Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30, pelo telefone (61) 3448 0100. O atendimento presencial acontece em dias úteis na sede do órgão, localizado no campus Darcy Ribeiro, das 8h às 18h. O e-mail para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

OUTRAS INFORMAÇÕES – Durante a inscrição, os candidatos devem optar por um dos sistema de vagas: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros. Requisitos e documentação exigida estão detalhados no edital da seleção.