#INSPIRAUnB

Palestra em 29 de agosto, no auditório da FT, terá perspectiva transdisciplinar, com foco em ética na produção acadêmica

Professora da Universidade de Minnesota, Richa Nagar é a convidada para a aula inaugural da pós. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

A professora Richa Nagar será a palestrante da aula inaugural da pós-graduação da UnB neste segundo semestre letivo de 2019. O #InspiraUnB da pós acontece em 29 de agosto, às 14h, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), campus Darcy Ribeiro. Richa Nagar é indiana e leciona na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, na área de Humanidades (Liberal Arts). A convidada ministrará a palestra Situated Solidarities, Radical Vulnerability, and Hungry Translations, que deriva dos resultados de pesquisas reunidos em seu último livro, lançado em 2019 pela University of Illinois Press.

 

Graduada em literatura inglesa, geografia e antropologia, a docente foca o trabalho em abordagens inter e transdisciplinares, percebidas por ela como um posicionamento necessário no mundo contemporâneo. Nagar acredita que os gêneros discursivos acadêmicos devem estar atentos às lições advindas do universo das artes e do ativismo político. Especialista em feições da segregação em contextos coloniais distintos, com pesquisa nos Estados Unidos, Índia e Tanzânia, com especial atenção ao gênero e à sexualidade, a autora reforça que o potencial transformador das Humanidades deriva da minúcia na pesquisa, aliada a um engajamento em questões éticas, relacionadas à busca por igualdade e justiça.

 

Segundo a diretora de pós-graduação do Decanato de Pós-Graduação (DPG), Antonádia Borges, estudantes de mestrado e doutorado, não somente de Humanidades, enfrentam em suas pesquisas e na escrita vários desafios tematizados por Richa Nagar. “Qualquer pós-graduando se vê às voltas com dilemas teórico-metodológicos. Por um lado são chamados a fazer contribuições originais, por outro a obedecer convenções disciplinares”, comenta. 

 

A diretora destaca que, devido à formação de Nagar combinar diversas áreas de conhecimento, a palestrante “indica o valor da inspiração epistemológica que advém do trânsito entre disciplinas”. Além disso, “frisa o quanto o conhecimento de dinâmicas institucionais diferentes (Estados Unidos e Índia, por exemplo) nos ajuda a transformar politicamente o que, do contrário, tomamos como imutável na vida acadêmica”, complementa Antonádia.

 

FOME – Em sua palestra, a professora Richa Nagar falará da fome. “A fome é um desafio para a ciência porque é um desafio político e de entendimento. É possível entender o que não se vive na própria pele? O que apenas conhecemos à distância?”, pondera Antonádia.

 

O livro de Nagar que inspira a palestra, Hungry Translations: The World Through Radical Vulnerability, debruça-se sobre uma desigualdade fundamental: supõe-se que os corpos vistos como famintos estão disponíveis para as intervenções de especialistas, mas esses especialistas frequentemente desconsideram as maneiras pelas quais os famintos criam, ativamente, a política e o conhecimento. 

Diretora de pós-graduação do DPG, Antonádia Borges destaca as contribuições que a presença de Richa pode trazer ao público da aula inaugural. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A diretora de pós-graduação afirma que, embora experimentada e conceitualizada de inúmeras formas nas várias latitudes, a desigualdade é também globalizada. Assim, a palestra de Nagar tem muito a contribuir com o debate acadêmico: “o que as mulheres indianas com quem a professora Nagar atua podem ensinar para quem só as vê com escárnio ou piedade? Quais lições políticas e epistemológicas podemos tirar dos trabalhos acadêmicos devotados a traduzir de forma rigorosa aquilo que as elites ou desconhecem ou desprezam?”, indaga Antonádia.

 

Para a diretora do DPG, o conhecimento, que é o que se promove dentro da Universidade, “tem rendimento não porque é mais ou menos vendável, mas justamente porque amplia, complexifica e transforma quem somos". E Antonádia Borges conclui: "atentos e livres, seremos sempre melhores cientistas, melhores cidadãos, melhores pessoas”.

 

Nagar publicou diversos livros em língua inglesa, como Playing with Fire: Feminist Thought and Activism through Seven Lives in India (2006), A World of Difference: Encountering and Contesting Development (2009), Critical Transnational Feminist Praxis (2010), Muddying the Waters: Coauthoring Feminisms Across Scholarship and Activism (2014), e Hungry Translations (2019). Seus trabalhos foram traduzidos para o Bahasa Indonésio, Alemão, Italiano, Mandarim, Marathi e Turco.

 

O #InspiraUnB da pós-graduação está marcado para 29 de agosto, às 14h, no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT), campus Darcy Ribeiro.

 

SERVIÇO
Aula inaugural da pós-graduação 2º/2019
Situated Solidarities, Radical Vulnerability, and Hungry Translations, com Richa Nagar
Quinta-feira, 29 de agosto, às 14h
Auditório Roberto Salmeron, Faculdade de Tecnologia
Campus Darcy Ribeiro 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.