GRADUAÇÃO

Novidade vale para a oferta da disciplina Física 1 no período especial. Iniciativa do IF ajuda a alcançar metas de internacionalização da Universidade

Disciplina Física 1 atende alunos de praticamente todos os cursos da área de Exatas. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

Unidades e grandezas físicas, leis de Newton, movimento, energia cinética, rotação de corpos rígidos. Esses são alguns dos tópicos ensinados na disciplina Física 1. Como já é de praxe, ela será oferecida para estudantes interessados em cursá-la durante o período especial de verão. Desta vez, contudo, os graduandos ganham uma nova opção: a experiência de estudar a matéria totalmente em inglês.

Além das vagas tradicionais, em quatro turmas de Física 1, 40 alunos poderão se inscrever na turma específica, que terá acesso ao mesmo conteúdo, só que todo no idioma estrangeiro. O aumento na oferta e no desenvolvimento de escolas bilíngues, especialmente no ensino médio, foi uma das motivações para o idealizador da iniciativa, professor Demétrio Filho, do Instituto de Física (IF).

“O mercado tem sinalizado a tendência do ensino bilíngue e essa ação pode inspirar a prática em outras áreas”, opina. Para o docente, trata-se de oportunidade para os graduandos manterem contato com a língua inglesa no ensino superior. “Isso também serve para os professores, que mesmo tendo fluência no idioma acabam não praticando."

Demétrio explica a opção por fazer a experiência durante o verão. "Nos semestres regulares, as disciplinas precisariam ser duplicadas. Isso porque os alunos devem ter a opção de assistir aulas em português e não podem ser privados disso, apesar de quase 100% dos textos utilizados estarem originalmente em inglês."

EXPECTATIVAS – A cada semestre, cerca de mil estudantes matriculam-se em Física 1, distribuídos em 12 turmas. A disciplina é obrigatória para quase todos os cursos de Exatas, tais como Física, Química, Matemática e as Engenharias.

Devido ao alto índice de reprovação, em torno de 50% a 60%, a procura pelo curso de verão é bastante expressiva. Mesmo assim, Demétrio aposta que a dinâmica própria do período especial pode trazer impactos positivos. “As turmas regulares são maiores e é difícil ter uma participação ativa. Para essa experiência, a minha ideia é ter uma interação maior”, prevê.

O professor espera uma procura significativa durante o período de matrículas, que termina na quarta-feira (26). Por isso, preparou uma equipe de monitores, que já estão a postos para ajudar na disciplina. “Dos nove estudantes que se candidataram, sete estão aptos a atuar na disciplina em inglês.”

Os monitores poderão desenvolver habilidades de ensino e comunicação, com a resolução de exercícios, por exemplo. Estudante de Engenharia Ambiental, Maria Clara Maia cursou a disciplina no primeiro semestre de 2018 e atuará como monitora na turma em inglês. “Como tem um certo tempo que não pratico a conversação, espero revisar o inglês voltado para o vocabulário técnico da matéria”, conta.

Demétrio Filho presume que os professores da UnB, em sua maioria, estão aptos a ministrar aulas em inglês. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

“O objetivo é realmente avaliar o desempenho dos alunos e comparar os resultados”, resume o docente. Como as vagas são abertas para estudantes de todos os cursos, Demétrio Filho acredita que a amostra será bem equilibrada entre as turmas, em inglês e em português. Mais tarde, o retrato da experiência deve virar artigo científico.

INTERNACIONALIZAR  Apesar de rara na graduação, a iniciativa não é inédita. Há cerca de três anos, o próprio IF ofertou duas turmas de disciplina bilíngue, mas durante o semestre regular. “Na época, houve interesse de 23 estudantes, todos brasileiros, fluentes ou com grande capacidade de compreensão”, diz Demétrio.

“Realizamos pesquisa de opinião e os projetos pilotos vêm se mostrando bastante promissores. Conviver com a língua inglesa no contexto acadêmico é muito importante para os alunos”, defende a ex-coordenadora de graduação (2016-2018) do IF, professora Vanessa Carvalho de Andrade, atual vice-diretora do instituto.

Com relação à internacionalização da UnB, os docentes compartilham a visão de que é preciso disponibilizar mais aulas em inglês para motivar o intercâmbio acadêmico. “Recebemos estudantes de acordos internacionais e embaixadas e precisamos facilitar sua adaptação”, afirma Vanessa.

A oferta de disciplinas bilíngues tem sido incentivada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), que vê na iniciativa uma ferramenta para alcançar os objetivos propostos no Plano de Internacionalização da UnB. "O DEG conta com três metas no plano: tradução das páginas relativas às informações institucionais de graduação, ampliação do número de cursos com dupla titulação e ampliação da mobilidade internacional dos estudantes de graduação", endossa o decano, Sérgio de Freitas.