PERDA

Docente aposentado da Faculdade de Comunicação (FAC) foi secretário de Comunicação da UnB e criou a revista de jornalismo científico e cultural da Universidade

Professor Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, em 2022, no lançamento da edição nº 27 da revista Darcy. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Morreu nesta sexta (9), vítima de um mal súbito, o jornalista Luiz Gonzaga Figueiredo Motta, professor aposentado da Faculdade de Comunicação (FAC). Baga, como também era conhecido, foi secretário de Comunicação da UnB e criou a revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da instituição, produzida pela Secom. Ele tinha 80 anos e deixa filhos e netos.

Graduado em Jornalismo pela UFMG em 1968, Luiz Gonzaga Motta ingressou como docente na UnB em 1969. Sua primeira passagem durou 12 anos. Em 1982, pediu demissão “por incompatibilidade administrativa e política absoluta” com o reitor nomeado pela ditadura militar. Retornou em 1985, na gestão de Cristovam Buarque.

Motta também foi um dos idealizadores do jornal-laboratório Campus, há 53 anos. Desde então, a disciplina que alia teoria e vivência prática já desempenhou papel fundamental na formação de milhares de jornalistas na Universidade de Brasília. O professor atuava como pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. A direção do PPG-FAC publicou nota de pesar.

Além da atuação acadêmica, Motta obteve destaque em diversos cargos de gestão, dentro e fora da Universidade. Entre eles, foi secretário nacional de cultura e secretário de comunicação do Distrito Federal.

Ex-alunos e colegas que compartilharam a jornada com Motta na Faculdade de Comunicação e no governo do DF lamentaram a perda nesta sexta, como a reitora Márcia Abrahão e os ex-reitores José Geraldo de Sousa Júnior e Cristovam Buarque.

Em 2022, Motta foi homenageado no lançamento da edição nº 27 da revista Darcy, que celebrou os 60 anos da Universidade de Brasília.