CONSTERNAÇÃO

Docente do IB atuou como professora de 1969 a 1992 e entrou para a lista de eméritos há uma década

A Universidade de Brasília lamenta a morte da professora emérita Kumiko Mizuta, ocorrida no último dia 6 de março, em São Paulo. Docente aposentada do Instituto de Ciências Biológicas (IB), Mizuta recebeu a homenagem em junho de 2013.

Kumiko Mizuta recebeu o título de Professora Emérita em 2013. Foto: Secom UnB

 

Formada pela Universidade de São Paulo em 1965, a bioquímica ingressou na UnB como professora anos depois, em 1969. Atuou no Laboratório de Biofísica na década de 1970, ao lado de colegas que viriam a se tornar grandes nomes da Universidade, como o ex-reitor Lauro Mohry e o também emérito Manuel Ventura.

No início da década de 1990, liderou o processo de criação do curso de Ciências Farmacêuticas da UnB. Aposentou-se em 1992, mas não deixou de atuar em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo sempre para que a ciência chegasse à sociedade.

"Sempre procurei atentar para a necessidade de romper o laço existente entre a pesquisa acadêmica e a transferência de tecnologia para os setores produtivos", destacou, sobre sua carreira, durante a cerimônia de outorga do título de Professora Emérita.

Especialista na área de Biologia Molecular, atuou na pesquisa e na gestão em órgãos como Ministério da Saúde, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Fundação Hemocentro, Fundação Zoobotânica do Distrito Federal e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.