HOMENAGEM

Professor da Faculdade de Tecnologia por mais de 40 anos, docente teve atuação relevante em gestão, dentro e fora da Universidade

Professor Antonio Ibañez Ruiz atuou na UnB por mais de quatro décadas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Em auditório lotado, o engenheiro, professor e ex-reitor da UnB Antonio Ibañez Ruiz recebeu, nesta quarta-feira (8), o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade ocorreu no auditório da Reitoria. “Faltam-me palavras para expressar os meus agradecimentos à Universidade de Brasília e à sua comunidade, tanto as passadas como as de hoje", afirmou o homenageado. A outorga foi aprovada em setembro de 2022 pelo Consuni.

"Desde a sua criação, a UnB incomodou as elites desse país, que nunca consideraram a educação como um eixo fundamental na formação do Brasil. Se preocuparam desde o início exclusivamente com um eixo do desenvolvimento ganancioso para as próprias elites e seus herdeiros”, exaltou Ibañez, em seu discurso.

Um dos primeiros reitores após a redemocratização, com o primeiro mandato iniciando em 1989, Ibañez destacou em sua fala a contraposição entre os anos da ditadura e o ideal sonhado para a UnB por seus fundadores. “A UnB foi criada num dos momentos mais acirrados da sociedade brasileira, em 1961, véspera do golpe militar de 1964. A ideia de um outro desenvolvimento amparado nas reformas de base estavam na pauta do dia, mas os militares e parcela da sociedade não deixaram prosperar essa discussão e desencadearam o golpe militar", lembrou.

Doutor Honoris Causa da UnB, Ibañez participou de marcos importantes da história da Universidade. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

"Qualquer esboço de retomar essa discussão causa sérias preocupações nas elites, as quais são capazes de até provocar retrocessos nos avanços conseguidos”, criticou o homenageado. Ainda recorrendo à História, Ibañez recomendou que a UnB mantenha-se sempre fiel à sua missão original de vanguarda e contestação.

"O professor Darcy, em sua justificativa para criação da UnB, afirmou tratar-se de uma universidade 'que tenha o inteiro domínio do saber e que o cultive não como um ato de fruição ou de vaidade acadêmica, mas com o objetivo de, montada nesse saber, pensar o Brasil como problema'. Esse tem que ser o principal objetivo da Universidade de Brasília."

Não foi em vão que o Doutor Honoris Causa fez tantas referências à instituição em seu discurso. A história de Antonio Ibañez confunde-se com a da própria Universidade. Natural da Espanha, ele chegou ao Brasil em 1960. Dois anos depois, a UnB seria inaugurada. “É uma responsabilidade muito grande falar do professor Ibañez”, reconheceu o professor da FT Guilherme Azevedo, orador da solenidade.

Amigos do homenageado gravaram vídeos parabenizando pelo recebimento do título:

Entre suas várias realizações para a UnB, está a consolidação dos cursos noturnos e a criação do estatuto da Universidade, aprovado em 1992. Ibañez lecionou na UnB por mais de 45 anos (1967-2013). Foi decano de Assuntos Comunitários (1985-1987) e reitor (1989-1993). Exerceu funções de grande relevância na educação do país, como secretário de Educação do DF e secretário de Ensino Médio e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Fez parte do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica e atuou como coordenador da 1ª Conferência de Segurança Alimentar do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República. Foi também secretário executivo substituto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2007 a 2015.

Ibañez destacou-se na defesa dos direitos dos professores participando da assembleia de criação da Associação dos Docentes da UnB em 1978, entidade da qual foi presidente de 1982 a 1984, além de ter sido secretário da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Foi decisão sua, como reitor da UnB em 1991, estender a todos os agentes universitários o direito de incorporação da Unidade de Referência de Preços (URP) aos salários.

Em sua homenagem, professor recebeu título, flores, música, vídeos, aplausos, histórias e gratidão. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O professor foi agraciado, em 1999, com a Comenda de La Ordem de Isabel La Católica pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha e, em 2010, com a Comenda da Ordem Científica e Tecnológica do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil. É autor de mais de 30 artigos e livros, principalmente na área de educação.

“É muito bom a gente ver esse legado e acima de tudo a defesa da democracia, da universidade pública gratuita e a defesa do futuro da nossa sociedade por meio da educação”, destacou a reitora Márcia Abrahão durante a solenidade de outorga do título.

Além de amigos e familiares, estiveram presentes na cerimônia os professores aposentados Alberto Ibañez (Unesp) e Clodomir Ferreira (FAC/UnB), os professores Cristina Brandão (FT/UnB) e Antonio Carlos Pedroza (IF/UnB), o emérito José Carlos Coutinho (FAU/UnB), o diretor da FT, Edson Paulo da Silva, o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Gustavo Balduíno e membros da embaixada da Espanha.

Confira a cerimônia de outorga do título: