ARTES

Projeto de pesquisa acadêmico-artística, MilesKM selecionou dez artistas de todo o mundo

Foto: Isa Lima/UnB Agência

Lucas Roger, aluno do 5º semestre de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília, foi um dos dez selecionados para uma residência artística no Reino Unido, que faz parte do programa MilesKM. Em julho, o estudante viaja para a Europa, onde vai ter dois meses para criar um ambiente de pesquisa e questionamento sobre as formas de aprendizado em arte.

A proposta de Lucas é realizar um trabalho performático autoral e ministrar uma oficina de antotipia no exterior, que é uma “revelação fotográfica a partir da clorofila das plantas”, explica ele. "Irei desenvolver uma pesquisa e produção prática em performance e fotografia que se relaciona diretamente com o Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica] que faço atualmente", completa.

O estudante explica que, em seu Pibic, trabalhou em um projeto que envolve questões artísticas, performance, fotografia e também arte-educação. A residência artística inclui visitas à Inglaterra, Escócia e Irlanda.

A professora Ruth Sousa, do Departamento de Artes Visuais da UnB, é orientadora do projeto de Lucas. Ela conta que, juntos, desenvolveram uma pesquisa de iniciação científica voltada para o sistema arte-ficção, em que o objetivo era investigar e pesquisar trabalhos de arte que estavam inseridos nesse contexto.

Ruth Souza é a orientadora do projeto de Lucas. Foto: Isa Lima/UnB Agência

REPERCUSSÃO - O trabalho de Lucas tem ganhado projeção. O aluno já realizou exposições, publicou textos e vem atuando de maneira intensa, tanto no mundo da arte, quanto no meio acadêmico, segundo a professora. “Ele participou de vários congressos e exposições e esse projeto acabou se configurando de maneira mais ampla com a realização de mais trabalhos e a seleção para a residência”, conta.

“É uma ação que começa na universidade, na sala de aula e que se expande para a comunidade; e acaba atendendo ao que é o nosso objetivo em termos de ensino, que é não limitar esse tipo de conhecimento à universidade, mas pensar em outras esferas”, completa a professora.

Lucas se mostra empolgado com o projeto que irá realizar fora do país. "Vai ser um espaço para discutir questões do universo da arte com artistas de vários lugares e com certeza será uma experiência construtiva para mim".

PROGRAMA - O MilesKM é um programa anual de pesquisa de concorrência internacional que tem por objetivo explorar estruturas alternativas potenciais nas artes visuais, com foco na colaboração, troca e aprendizagem. Entre os dez selecionados, o aluno é o único brasileiro.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.