CULTURA

Catálogo reúne obras que adornam a UnB

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Os encantos visuais da universidade pública da capital federal vão além das linhas arquitetônicas e da natureza onipresente. Isso é o que prova a publicação Acervo de Arte – Universidade de Brasília, lançada este mês pela Editora UnB.

 

O livro de 160 páginas traz seleção de 90 obras que fazem parte do patrimônio artístico da instituição. Pinturas, esculturas, ilustrações e fotografias estão entre as peças catalogadas ao longo de mais de cinco anos de pesquisas de professores e técnicos.

 

As representações do livro incluem manifestações da arte de Athos Bulcão, Bruno Giorgi, Di Cavalcanti, Maciej Babinski, Stella Maris Bertinazzo e Tarsila do Amaral. Esses e outros expoentes como Glênio Bianchetti, pioneiro da UnB falecido em 2014, e o professor emérito Luiz Humberto Martins têm obras em acervos do Campus Darcy Ribeiro e da Casa da Cultura da América Latina (CAL). A publicação é dividida em três seções: textos, fotos e listagem geral.

 

“Além de difundir as obras dos artistas significativos na história da Universidade, dando maior visibilidade ao acervo, a elaboração do catálogo pretende oferecer subsídios para pesquisadores”, informa Vera Pugliese, professora do Departamento de Artes Visuais e integrante da Comissão de Preservação do Patrimônio Artístico (CPPA), na apresentação do catálogo à comunidade. Ela destaca o cuidado em deixar claro ao público os locais onde as peças estão expostas ou armazenadas.

 

A CPPA foi responsável pelo inventário de cerca de mil obras da UnB. O trabalho multidisciplinar iniciado em 2009 culminou com o lançamento do Acervo de Arte. Os integrantes relataram na publicação as dificuldades em selecionar os destaques e explicaram que um dos critérios foi a escolha de “obras e autores que contribuíram mais diretamente para a constituição das memórias das artes visuais da Universidade, potencializando seu papel formador de gerações de artistas que, por sua vez, increveram-se na formação e no amadurecimento das artes em Brasília”.

Gravura Arbustos, de Tarsila do Amaral. Na abertura da matéria, o Monumento à Cultura, escultura de autoria do artista Giorgi Bruno

 

Além de Vera Pugliese, compõem a comissão e assinam o catálogo os professores Elmira Soares (FCI), Jeanina Daher (SEDF), Maria Goretti Vulcão (SEDF), Reinaldo Machado (FAU), Renata Azambuja (IdA) e os técnicos Anelise Ferreira (CAL) e Eduardo Soares (Ceplan).

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

TRABALHO CONTÍNUO – As atividades da CPPA seguem após a publicação do catálogo. A comissão tem entre suas competências a criação de política que permita a expansão e a conservação do acervo da Universidade. "É um trabalho importante que contribui para divulgar e preservar as obras e homenagear seus autores”, avalia o arquiteto Eduardo Soares.

 

SERVIÇO

 

Acervo de Arte – Universidade de Brasília

 

160 páginas – Editora UnB

 

Distribuição gratuita limitada

 

Solicitação de exemplar: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 3035-4200

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.