ESPORTE

LDU de Lutas foi realizada em maio. Conquistas em diferentes modalidades apontam evolução da Universidade nos esportes

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Vinte e seis atletas, três medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze. Com esse saldo, a Universidade de Brasília se despediu de São Paulo, sede da edição 2015 da Liga de Desporto Universitário (LDU) de Lutas.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), ocorreu entre 14 e 17 de maio e reuniu representações de diversas universidades públicas e privadas do Brasil. As modalidades disputadas foram taekwondo, judô, karatê e luta olímpica.

No karatê, o trio formado pelos estudantes Marco Silva, Gervandisnider Lima e Tiago Martins alcançou o primeiro lugar por equipes. O time de judô integrado por Miguel Barros, Arthur Felipe e Aldo Felicíssimo também conquistou seu lugar ao pódio, ficando com o bronze.

SUPERAÇÃO – Os atletas do judô ressaltaram a organização precária do evento como obstáculo extra a ser vencido. “Tínhamos uma programação para o momento da pesagem, mas na hora só havia uma balança para todos os competidores, de masculino e feminino”, reclamou Arthur Felipe, aluno do terceiro período de Educação Física. Segundo ele, o imprevisto atrapalhou a preparação.

Para conquistar o terceiro lugar por equipes, os lutadores perderam somente um entre cinco combates, mesmo contando com uma delegação menor que as das universidades concorrentes.

Outra medalhista da UnB na LDU de Lutas foi a estudante do sétimo período de Letras Camila Fernandes. A conquista na modalidade de luta olímpica estilo livre veio de maneira surpreendente.

Camila é vice-campeã do centro-oeste e brasiliense no jiu-jitsu, mas a modalidade não integra competições universitárias por não ser considerada esporte olímpico. “Fiz apenas um treino de luta olímpica antes de viajar para a competição”, revela.

Os atletas destacaram o alto nível das lutas. “Enquanto nos JUBs [Jogos Universitários Brasileiros] se tem um representante por federação, na LDU havia muitos oponentes bem preparados, já que não existe seletiva”, explica Arthur Felipe.

Judoca Arthur Felipe ressalta alto nível das disputas. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

AUXÍLIO – Camila Fernandes e Arthur Felipe recebem auxílio do Programa Bolsa Atleta Universitário; Miguel Barros está pleiteando a assistência. Para receber o subsídio, os atletas precisam ter bom rendimento acadêmico e comprovar a regularidade nos treinos.

Os judocas destacaram a dificuldade para treinar na UnB como ponto a ser solucionado em prol de melhores resultados. “A estrutura existe no Centro Olímpico, mas não temos acesso a ela. Não há horários disponíveis e acabam nos oferecendo o espaço do Centro Comunitário, que não é próprio para as atividades”, relata Miguel Barros, aluno do segundo semestre de Letras. A treinadora do time, Adriana Jimenez, endossa a declaração.

PROJEÇÃO – Coordenador de Esporte e Lazer da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da UnB (DEA/DAC), Carlos Alberto Diniz exibe com orgulho os troféus de eficiência conquistados pela Universidade em 2013 e 2014, quinto e quarto lugares, respectivamente.

A premiação acontece em dezembro e é baseada nas médias de desempenho da Universidade nas competições da CBDU realizadas durante o ano. “Estamos melhorando. A atuação na LDU de Lutas indica que podemos subir em 2015”, afirma.

Na próxima semana, a UnB sediará partidas da fase final da LDU de esportes de quadra e de xadrez. A programação deve ser divulgada nesta segunda-feira (8), no site da Confederação Brasileira de Desporto Universitário.