CIÊNCIA

Evento reuniu estudantes, professores e pesquisadores da UnB e de outras instituições do país. Ao todo, mais de 150 trabalhos foram inscritos

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O Instituto de Ciências Biológicas (IB) realizou, na semana passada, o IV Simpósio de Biologia Molecular do programa de pós-graduação na área. A iniciativa teve como ponto principal a discussão sobre Genômica e Proteômica, dentro do contexto da biologia computacional.

O evento contou com a participação de diversas faculdades. Nas 20 palestras programadas, houve convidados de instituições como UFMG, USP, UNICAMP e do LNBio (Laboratório Nacional de Biociências).

Para Robert Miller, docente e coordenador da ação, o encontro fomenta colaborações entre grupos diferentes da universidade. “O simpósio é para celebrar a qualidade da pesquisa”, exalta.

Robert Miller: docente e coordenador do simpósio. Foto: Isa Lima/UnB Agência

A diretora do IB, Andréa Maranhão, diz que toda a comunidade acadêmica se envolveu na iniciativa. “Ver todos discutindo ciência, é muito gratificante. Mostra que estamos no caminho certo. Fico orgulhosa”, reforça a diretora.

Na quinta-feira (20), ocorreu a apresentação de teses e dissertações em forma de pôster. Neste ano, foram mais de 150 trabalhos inscritos. Uma seleção teve de ser realizada para escolher os melhores. Além disso, tutores avaliaram e premiaram os que obtiveram mais destaque.

A mestranda Heidi Muniz Silva foi uma das expositoras. Ela apresentou um estudo sobre ciclos de seleção de genes por meio de testes de frequência. “O objetivo é facilitar o trabalho de pesquisadores que buscam, por exemplo, encontrar proteínas específicas que inibam o desenvolvimento de vírus e bactérias”, explica.

Mestranda Heidi Muniz Silva foi uma das expositoras. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Outro destaque foi a homenagem concedida a Cristiano Guimarães do Amaral, ganhador do Prêmio Capes de melhor tese. O pesquisador analisou a propagação de sinais elétricos no corpo humano com auxílio de supercomputadores.

Fabrício Morgado, membro da comissão e doutorando, acredita que eventos como este aumentam a competitividade e interação. “É uma forma de saber o que acontece nas outras áreas”, relata.

Com nível 6 pela Capes, o Programa de Pós Graduação de Biologia Molecular da Universidade de Brasília é um dos melhores do país e está inserido no Programa de Excelência Acadêmica (Proex). Por isso, recebe apoio financeiro para as prioridades do curso, como eventos e mobilidade acadêmica. Outros 11 cursos da UnB possuem o nível Proex da Capes.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.