BRASIL-CROÁCIA

Evento resulta de parceria entre Universidade de Brasília, Embaixada da Croácia e Correios

Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Na tarde da última quarta-feira (26), a UnB, em parceria com a Embaixada da Croácia e os Correios, realizou seminário em homenagem a dois físicos renomados: o brasileiro Mario Schenberg e o croata Nikola Tesla. O evento contou com a presença do Embaixador da Croácia no Brasil, Drago Štambuk, e da assessora da Vice-Presidência de Negócios dos Correios, Maria de Lourdes Fonseca. Professores da UnB, representantes de embaixadas e pessoas interessadas no assunto acompanharam a atividade.

O seminário apresentou ao público presente o novo selo lançado pelos Correios em homenagem aos dois cientistas, como parte da série Relações Diplomáticas. Segundo Maria de Lourdes Fonseca, a iniciativa tem por objetivo valorizar as relações entre Brasil e Croácia e prestar um reconhecimento ao trabalho dos dois cientistas. A escolha dos temas dos selos dos Correios, segundo a assessora, é feita por um colegiado indicado pelo Ministério das Comunicações, que considera principalmente valores nacionais para estamparem as cartas que rodam o mundo. Para ela, a inclusão de temas no contexto da série Relações Diplomáticas “une pessoas e nações com os mesmos objetivos”.

Mario Schenberg (1914 – 1990) foi físico e crítico de arte brasileiro. Realizou importantes pesquisas em mecânica quântica, termodinâmica e astrofísica. Pioneiro da Física Teórica Nacional, Shenberg trabalhou com importantes cientistas nos Estados Unidos. O destaque da carreira é o Processo Urca, que permitiu entender o colapso de estrelas supernovas.

O croata Nikola Tesla (1856 – 1943) formou-se em Engenharia Elétrica no Instituto Politécnico em Graz, na Áustria, e na Universidade de Praga. Lançou suas ideias e trabalhos nos Estados Unidos. O inventor contribui significativamente para as áreas de Engenharia Mecânica e Eletrotécnica com pesquisas que auxiliaram para o avanço de ferramentas de comunicações sem fio. Seu sobrenome virou unidade padrão para medir a força de um campo magnético. Há no mundo, mais de 700 patentes certificadas em seu nome. Em 1912, Tesla se recusou a receber o Prêmio Nobel, porque este seria dividido com Thomas Alva Edison, com quem possui divergências.

Drago Štambuk. Foto: Júlia Seabra/UnB Agência

Para o Embaixador da Croácia no Brasil, Drago Štambuk, a realização do seminário e a iniciativa de criação dos selos em homenagem aos dois cientistas “são importantes ações para aproximar os dois países e reforça a relação entre Brasil e Croácia”. O diplomata fez uma breve apresentação sobre Nikola Tesla, destacando que o cientista é considerado uma das 10 pessoas mais importantes do mundo.

O reitor Ivan Camargo destacou a importância de Mario Schenberg para a ciência, principalmente pela sua relação com grandes físicos de outros países, como o estadunidense David Bohm. Camargo, que é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, onde ministra aulas de máquinas elétricas, falou também da importância da descoberta da corrente alternada por Nikola Tesla e afirmou: “as aulas mais bonitas que dou são aquelas em que mostro o campo magnético rodando numa máquina”. O reitor frisou a importância da parceria da UnB com a Embaixada da Croácia para as ações de internacionalização das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na universidade.

Como parte da programação do seminário, o público presente teve a oportunidade de assistir ao documentário “Tesla”, produzido pela HRT, canal público de televisão da Croácia, sobre a vida e obra do cientista. O vídeo revela aspectos que levaram Nikola Tesla – à custa de muito estudo e trabalho – a quebrar paradigmas e descobrir a corrente alternada como alternativa à corrente contínua, muito preconizada por Thomas Alva Edison.