DESTAQUE

Em sua 3ª edição, láurea busca estimular a discussão e a produção científica na área. Premiação acontece nesta semana em Natal, durante 42º Encontro Nacional de Economia

Dois pesquisadores da Universidade de Brasília acabam de faturar o 1º lugar em duas áreas temáticas do Prêmio Ministério da Fazenda de Economia.

A professora do Departamento de Economia da UnB Adriana Amado ficou em 1º lugar na área Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Instituições com o artigo Conciliating Prebisch-Singer and Thirlwall: an assessment of the dynamics of terms-of-trade in a BOPC growth model. O trabalho foi escrito em parceria com Marwil Dávila-Fernández. À época, Fernández era estudante de graduação na UFMG.

Já Daniel Reiss faturou o 1º lugar em Economia Internacional com o artigo Invoice Currency in Brazil. O trabalho faz parte de pesquisa de doutorado sob orientação, na UnB, do professor Maurício Barata de Paula Pinto. O pesquisador está em Genebra como Junior Visiting Fellow no Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento. Lá é supervisionado pelo professor Ugo Panizza.

Segundo Reiss, o artigo descreve a escolha da moeda de faturamento no comércio exterior brasileiro, com foco no uso do Real. "Moeda de faturamento é aquela que as empresas escolhem para registrar seus preços na fatura", explica. "Uso a base de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior pela primeira vez com este propósito."

Entre os resultados, ele cita o fato de o faturamento em reais ter crescido exponencialmente, apesar de o dólar americano ser a moeda mais utilizada. "Assim, afasta-se definitivamente a ideia de o real não ser utilizado no comércio exterior brasileiro", afirma.

O PRÊMIO - Neste ano, oito trabalhos foram premiados em quatro áreas temáticas. São elas: 1) Macroeconomia, Economia Monetária e Finanças, 2) Economia do Setor Público, 3) Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Instituições e 4) Economia Internacional.

A entrega do prêmio acontece em Natal (RN), de 9 a 12 de dezembro, durante o 42º Encontro Nacional de Economia. Os artigos serão publicados no site do Ministério da Fazenda (Série Estudos Econômicos).

Realizado em parceria com a Anpec (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia), o Prêmio Ministério da Fazenda busca estimular a discussão e a produção científica em diversos campos do conhecimento econômico. Outro objetivo é a divulgação de novas ideias. A iniciativa está em sua 3ª edição.