CIÊNCIA

Primeiro volume gratuito está disponível na página da livraria digital da UnB e foca nos sistemas circulatório e respiratório dos vertebrados

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O Instituto de Ciências Biológicas (IB) lançou, na última sexta-feira (19), o Atlas Fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados – Sistema Cardiovascular e Respiratório.

O evento, realizado no auditório do IB, marcou também o início da exposição fotográfica Novos Olhares sobre a Anatomia Animal.

A iniciativa do Laboratório de Anatomia Comparativa de Vertebrados (LACV) inaugura o catálogo que deve ser composto por cinco volumes. A primeira edição possui 149 páginas e cerca de 460 fotografias de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, com foco nas estruturas anatômicas dos sistemas circulatório e respiratório dos vertebrados.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

As primeiras imagens começaram a ser produzidas, em 2003, pelo professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Antonio Sebben. O trabalho uniu o interesse pessoal pela fotografia com a necessidade de produção didática para uma disciplina. "Nós estamos mostrando coisas que a ciência já conhece, mas ninguém mostra", diz Sebben, idealizador e coordenador do projeto.

De acordo com o professor, o acervo pode ser utilizado desde ensino fundamental e médio, até a graduação e pós-graduação. "Nosso objetivo principal é divulgar o conhecimento científico", acrescenta.

O Atlas tem o objetivo de, entre outros, contribuir para a formação continuada e o ensino a distância em ciências biológicas e veterinária; auxiliar no estudo de anatomia animal, por meio de imagens digitais e apresentação de espécies de nossa fauna; e visa também a substituição e redução do número de animais em atividades de ensino e pesquisa.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O material está disponível na livraria digital da UnB. O acesso é livre e gratuito.

INOVAÇÃO – As ilustrações foram produzidas por técnicas de microdissecação e microfotografias desenvolvidas no LACV. "Isso proporciona um nível de detalhamento, de acabamento e de estética fotográfica pouco comum na fotografia científica", explica Sebben.

O atlas traz, ainda, indicação de vídeos para dinamizar e complementar as informações das imagens.

Além de Antonio Sebben, fazem parte da equipe responsável pelo projeto o professor do IB Carlos Alberto Schwartz; o doutor em biologia animal pela UnB Leandro Campos; a mestre em biologia animal pela UnB Luisa Helena da Silva; o professor da UFRJ Helio da Silva; a professora da PUC Minas Luciana Nascimento; técnicos de Laboratório e estudantes de graduação e de pós-graduação.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.