ENSINO

Universidade busca conscientizar estudantes e professores sobre a conduta ética na pesquisas científicas

A decana de Pós-Graduação, Helena Shimizu, reafirmou a importância da pesquisa científica. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Estudantes de pós-graduação da Universidade de Brasília participaram, nesta terça-feira (28), da aula inaugural para o primeiro semestre de 2017 dos programas de mestrado e doutorado da instituição. O evento aconteceu no auditório Lauro Morhy, do Instituto de Química (IQ/UnB). Entre os assuntos abordados, o incentivo à ética profissional e a relevância do combate ao plágio nas produções acadêmicas dominaram as discussões.

A decana de Pós-Graduação (DPG), professora Helena Eri Shimizu, destacou a importância de alunos e professores terem a preocupação com os processos de elaboração de uma produção científica autêntica. “A pesquisa deve traduzir a dedicação e o conhecimento do estudante. Os orientadores devem participar, atentamente, para que o estudo do orientando apresente qualidade e inovação”, ressaltou.

Cláudia Amorim, diretora no Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), frisou a constante troca de informações entre os alunos e seus respectivos orientadores como ponto fundamental para uma pesquisa de excelência. “O ideal, na produção do conhecimento, é que ocorra uma refinada parceria dos mestrandos e doutorandos com seus orientadores. Os professores, através de exemplos positivos, devem estimular o trabalho criativo dos seus orientados”, disse. Para ela, o professor é corresponsável pelo bom andamento e consequente êxito da pesquisa.

A estudante Camila Andrade, aluna do Programa de Pós-graduação em Tradução (Postrad), ratificou a importância das ideias abordadas na aula. “Muitas vezes, o orientador não se interessa pelo desenvolvimento do assunto que pesquisamos e não nos estimula. Isso dificulta consideravelmente o progresso da nossa pesquisa", lamentou.

O professor Natan Monsores falou sobre o respeito à ética no ambiente de estudos. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Para trazer explicações a respeito da ética profissional no ambiente dos estudos científicos, o docente Natan Monsores apresentou alguns conceitos relacionados às práticas acadêmicas. Segundo ele, "ciência deve ser encarada como um empreendimento coletivo, sem a ocultação de informações e dados".

O professor de Bioética e pesquisador da Universidade de Brasília compreende que o cientista é um indivíduo curioso, que busca a produção de conhecimento através da apresentação de resultados positivos.

PLÁGIO – No ambiente acadêmico, assuntos relacionados a questões de fraude, plágio e direitos autorais costumam estar entre as grandes polêmicas. Artigos, dissertações e teses podem ser denunciados se abrigarem conteúdo retirado de outras pesquisas científicas alheias ao autor.

No Brasil, a Lei 9.610/98 estabelece os parâmetros avaliativos e regula os conceitos relacionados aos direitos autorais. No dispositivo legal, está expressa a necessidade de denominação do autor e o reconhecimento de seus direitos. Além disso, ficam definidas as implicações impostas àqueles que fizerem uso, sem autorização, das produções científicas e artístico-culturais de terceiros.