TECNOLOGIA

Ferramenta foi desenvolvida por ex-alunos da Universidade de Brasília e pode ser baixada em celulares com sistema operacional Android

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

As informações sobre o que será servido no Restaurante Universitário da UnB agora estão a um clique do seu celular. De forma bastante simples, qualquer pessoa pode visualizar o cardápio do RU por meio do aplicativo RUMOR.

 

A ferramenta para aparelhos com sistema operacional Android foi desenvolvida por Iani Zeigerman, Breno Diogo e Victoria Haidamus, três ex-alunos da Universidade de Brasília. “Fiz intercâmbio na Inglaterra e percebi que muitos restaurantes coletivos têm aplicativos que trazem dados diversos sobre o estabelecimento e ainda funcionam como um canal para troca de informações com os usuários. Foi aí que tive a ideia de fazer algo parecido para o nosso RU”, conta Iani Zeigerman, formado em Engenharia Mecânica pela UnB.

 

Segundo o ex-aluno, o restaurante da UnB é muito maior do que os estabelecimentos de alimentação coletiva que ele viu na Europa e, por isso, pensar num software para facilitar a comunicação com os seus frequentadores traria um impacto significativo. “Se a iniciativa dá certo em locais menores, acho que vai ser sucesso por aqui”, pensou.

 

Após o retorno ao Brasil, Iani amadureceu a ideia na disciplina de Introdução à Atividade Empresarial, ofertada pela Faculdade de Tecnologia. A partir daí, foi muito trabalho, pesquisas e conversas para que o projeto saísse do papel.

 

“O processo é bastante complexo. Foi necessário correr atrás de muita coisa. Para a parte de design e comunicação encontrei a Victoria e o Breno ficou responsável pela programação, ou seja, por desenvolver o aplicativo de fato. Está sendo um desafio para todos nós”, ressalta Iani.

 

“Eu tenho uma startup e, quando vi a oportunidade de um projeto para facilitar a vida de quem usa o Restaurante Universitário, topei”, relata Breno Diogo, egresso do curso de Engenharia de Computação da UnB.

Ex-aluno Iani Zeigerman e a diretora do RU, Ygraine Hartmann. Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

De acordo com os alunos, o refeitório não é só um local para alimentação. É também onde há encontros, bate-papos, discussões e diversões. Assim, o nome da ferramenta surgiu da junção de RU com o próprio significado da palavra rumor: murmúrio, som contínuo de muitas vozes.

 

“O cardápio pode ser consultado no site do RU, mas o aplicativo traz uma impressionante facilidade de acesso às informações, além de ser uma forma de interação conosco”, comenta Ygraine Hartmann, diretora do restaurante.

 

Ex-aluna do curso de Design da UnB, Victoria Haidamus aponta que a ferramenta será muito útil aos estudantes. "Você pode decidir se quer ou não ir no RU com base no cardápio do dia, economiza tempo".

 

Por enquanto, o software permite apenas a consulta ao cardápio mensal do Restaurante Universitário, mas existe planejamento para se ampliar suas funcionalidades e permitir, por exemplo, que o usuário avalie a comida, sugira pratos, converse com a direção e que a ferramenta seja um local de informes aos frequentadores.

 

As cinco unidades em funcionamento do RU – Darcy Ribeiro, Gama, Ceilândia, Planaltina e Fazenda Água Limpa – oferecem, em média, onze mil refeições por dia. O maior volume é concentrado no almoço, chegando a ser servidos mais de sete mil pratos no restaurante sede.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.