CONSTERNAÇÃO

Arquiteto e professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo estava com 90 anos. É dele o projeto dos prédios da Biblioteca e do Restaurante Universitário, no campus Darcy Ribeiro

BCE e RU, prédios icônicos presentes no cotidiano de milhares de frequentadores do campus Darcy Ribeiro, são assinados por José Galbinski. Fotos: Secom UnB

Morreu, nesta quinta-feira (2), o professor aposentado da Universidade de Brasília José Galbinski. Arquiteto renomado, ele assina o projeto dos prédios do Restaurante Universitário e da Biblioteca Central da UnB, ambos no campus Darcy Ribeiro. Este último, um projeto distintamente inovador, que se tornou referência nacionalmente ao inaugurar a tipologia de edifício da biblioteca universitária centralizada, inspirando projetos país afora e estudos sobre o tema.

José Galbinski lecionou na FAU por 24 anos. Foto: CAU-DF

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde Galbinski lecionou de 1968 a 1992, emitiu nota de pesar lamentando a morte. “Com grande tristeza, a comunidade arquitetônica e todos aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo estão de luto pela perda de um talentoso profissional e uma pessoa notável”, diz trecho da nota, que define a trajetória do docente como “excepcional”, e seu legado como “inestimável”, na arquitetura e na educação.

Colega de docência e atual assessor da Reitoria da UnB, o arquiteto Benny Schvarsberg prestou homenagem a Galbinski relembrando seus atributos como “arquiteto, pesquisador e professor talentoso e respeitado”.

“Com sua aposentadoria na Universidade, abriu-se uma vaga para um concurso bem disputado de docente. Tive a sorte de ser aprovado e a honra de ocupar a sua vaga desde então”, relembrou Schvarsberg, acrescentando que Galbinski era “bem-humorado, com uma fina ironia que era um traço de sua personalidade agradável e amistosa”.

Além da trajetória na UnB, o gaúcho José Galbinski projetou outros prédios icônicos em Brasília e criou o curso de arquitetura do Centro Universitário de Brasília (Ceub).