METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Estudantes e professores do Instituto de Ciências Exatas (IE) e da Faculdade de Tecnologia (FT) preparam docentes dos ensinos médio e fundamental. Objetivo é aprimorar ensino de tecnologia para crianças e adolescentes

Os encontros são realizados na Universidade de Brasília, o que permite uso ferramentas específicas da robótica. Foto: Arquivo Pessoal

Intitulado Robótica: Um módulo básico na educação, o projeto de extensão visa à formação de professores dos ensinos médio e fundamental para aplicação de programas multidisciplinares na área de tecnologia. Os docentes das escolas são apresentados a modelos didáticos de aprendizagem para construção de protótipos robóticos.

Conforme explica a coordenadora do projeto e docente do departamento de Ciências da Computação (CIC/IE), Carla Koike, os professores que passam pela formação “assumem o lugar do aluno e vivem a experiência do projeto de forma criativa e lúdica, enquanto a formação de equipes multidisciplinares entre eles possibilita um projeto complexo em robótica".

As oficinas são realizadas anualmente. Podem participar educadores de diversas áreas disciplinares, de diferentes níveis escolares e de instituições públicas e privadas. “As oficinas são planejadas, organizadas e realizadas por estudantes de graduação, sob a orientação de três professores da Universidade. Sempre realizamos na UnB, devido à necessidade de computadores, impressoras 3D, e outras ferramentas”, explica a docente. A iniciativa foi iniciada em 2009 e virou um projeto de extensão em 2016.

Professores dos ensino médio e fundamental podem se inscrever no projeto de extensão via Sigaa. Foto: Arquivo Pessoal

TROCA  A estrutura de aprendizagem em que há professores passando instruções e estudantes recebendo conteúdo não traduz o funcionamento do projeto. Isso porque, em um primeiro momento, são os estudantes de graduação que repassam conhecimento aos professores escolares. E, então, entra em cena a troca de experiências e o aprendizado coletivo.

Marcus Jessé, discente do curso de Engenharia Mecatrônica (ENE/FT), explica mais sobre essa troca: “a metodologia utilizada é a de aprendizagem ativa, que envolve os participantes de forma prática e participativa durante o processo de aprendizado, visando ao aprofundamento do conteúdo”.

Segundo ele, os professores que passam pela formação têm a oportunidade de participar de oficinas de robótica que abrangem áreas, como modelagem e impressão 3D, programação em Arduino (plataforma de prototipagem eletrônica), montagem de circuitos eletrônicos e construção de robôs.

“Minha experiência no projeto foi bem rica, passei por diversas etapas, como criação de conteúdo, desenvolvimento do material, até criação de roteiros de aula. Pude não só aplicar meus conhecimentos como também aprender muito com todos”, compartilha Filipe Aziz, estudante de Engenharia Mecatrônica. Ele integra o projeto desde 2019 e conta que, ao final, ver o entusiasmo de quem foi participante das oficinas, deixa uma marca nos organizadores.

Isabelle Aragão também é graduanda em Engenharia Mecatrônica. Ela fala sobre a importância da formação com os professores escolares e o consequente impacto no repertório de saberes de crianças e adolescentes. “Fazer o conhecimento da robótica ser apresentado de forma mais precoce aos alunos, para que cheguem à faculdade com uma boa base de robótica é essencial. Pois, no final, pode ajudar alguém a descobrir uma possível paixão por uma área da tecnologia”, avalia.

PREMIAÇÃO  Os graduandos Isabelle Aragão, Filipe Aziz e Marcus Jessé – liderados pela docente Carla Koike (CIC/IE) e os professores do Departamento de Engenharia Mecânica (ENM/FT) Dianne Viana e Jones Yudi Mori –, foram contemplados com a premiação Student Best Paper Award PAEE/ALE 2023 pela apresentação do artigo Introducing STEM projects in multidisciplinary teacher training. O texto científico premiado é derivado da experiência de participação no projeto de extensão.

SERVIÇO – Para professores escolares interessados em fazer parte do projeto, as inscrições são realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Quem quiser participar da próxima edição, tem até o dia 20 de agosto para se inscrever. O nome da atividade é: Robótica na Educação: Modelagem, Impressão 3D, Arduino e Programação - Turma Presencial.