TECNOLOGIA

Em sintonia com museus de todo o mundo, espaço de arte contemporânea da UnB lançou, nesta semana, série de atividades digitais

Projeto Casa Niemeyer Digital – Ações Educativas busca a difusão da pesquisa sobre artes visuais e humanidades desenvolvida na UnB. Foto: Priscila Olegário/Instagram

 

Com os museus fechados devido às ações de combate à Covid-19, os espaços digitais tornaram-se importantes ferramentas para manter vivas as exposições e os espaços de debate e construção de conhecimento coletivo sobre arte. Pensando nisso, a Casa Niemeyer, espaço de arte contemporânea da Universidade de Brasília, lançou nesta semana uma série de atividades digitais para, em sintonia com museus de todo o mundo, desenvolver ações educativas associadas à sua atual exposição Triangular: arte deste século.

 

Ao propor o projeto Casa Niemeyer Digital – Ações Educativas, busca-se a difusão da pesquisa sobre artes visuais e humanidades desenvolvida na UnB. Para além disso, o projeto apresenta ainda caráter formador para a equipe de estudantes de Teoria, Crítica e História da Arte envolvida. Uma das principais facetas das ações propostas é a interação, com o objetivo de gerar aproximação entre artistas, pesquisadores, estudantes e o público em geral promovendo debates atuais e acessíveis.

 

Para promover essa aproximação, e ainda tornar o espaço digital um lugar de criação autônomo em relação ao espaço físico, uma das principais ações da Casa Niemeyer Digital é a #OcupaçãoTriangular. Semanalmente, um dos/as artistas da mostra Triangular ocupa o Instagram da Casa Niemeyer por 24h. Durante a ocupação, artistas vêm trazendo questões atuais para arte contemporânea, apresentando seus trabalhos e de outros/as artistas e interagindo com o público. Já foram realizadas dez ocupações, todas ainda disponíveis no perfil da Casa Niemeyer no Instagram.

 

Outro foco de produção são as ações propriamente educativas, em vídeos curtos, artistas, pesquisadores e acadêmicos respondem perguntas do público da Casa sobre arte, curadoria, coleções e museus. Trata-se de uma forma da Casa conhecer melhor as necessidades daqueles que gostam ou têm curiosidade sobre arte contemporânea. Outras ações educativas são pautadas na produção de textos críticos e reflexivos sobre as obras que fazem parte da exposição Triangular. O educativo também propõe atividades para crianças, uma ótima forma de entreter os pequenos durante o período de isolamento. A equipe da Casa Niemeyer também está trabalhando na ativação de ações de acessibilidade e inclusão, com a produção de conteúdos em libras e audiodescrições.

 

Uma das curadoras da mostra Triangular e professora da UnB, Ana Avelar destaca que essas são apenas as primeiras ações, a expectativa é de que novas propostas surjam durante o processo. "Por ser um museu universitário, a Casa Niemeyer é um espaço laboratório, que possibilita que os alunos e alunas da Universidade e a comunidade criem e experimentem novas alternativas. Todos os museus do mundo estão passando por esse desafio de repensar os seus espaços digitais, por isso, é importante que alunos e alunas, profissionais em formação, também tenham oportunidade de pensar, atuar e produzir a partir dos novos desafios".

Casa Niemeyer iniciou parceria com o Laboratório de Inteligência de Redes da FCI/UnB. Foto: Samara Correia/Instagram Casa Niemeyer

 

Gisele Lima, cocuradora, também comenta. "Além da adequação a essa nova realidade que estamos vivendo, as iniciativas e atividades online permitem que a mostra e o projeto como um todo tenha proporções e alcances ainda maiores. Uma vez que não existe a limitação espacial ou de deslocamento para que o público tenha acesso ao seu conteúdo, que agora, pode ser acessado de qualquer estado ou país", ressalta.

 

ARTE DESTE SÉCULO – Aberta em dezembro, na Casa Niemeyer, a mostra Triangular: arte deste século – Aquisições recentes para o acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, com curadoria da Ana Avelar e Gisele Lima, reúne obras de mais de cem artistas de todo o país e celebra as novas aquisições de arte contemporânea da UnB.

 

Nomes importantes da arte contemporânea no Brasil como Barbara Wagner (DF/PE), Gê Orthof e Ralph Gehre (DF), Bené Fonteles (PA), Guerreiro do Divino Amor (RJ), Lenora de Barros (SP), Delson Uchôa (AL), Denilson Baniwa (RJ), Jaider Esbell (RR), Dalton Paula e Grupo Empreza (GO), além de novas obras de Paulo Nazareth (MG) e Thiago Martins de Mello (MA), estão ao lado de jovens talentos de Brasília, como Cecilia Lima, João Trevisan, Rômulo Barros e Fernanda Azou.

  

Prevista para durar até agosto de 2020, a Triangular teria novas aberturas durante o ano, com a apresentação de novas obras doadas para a UnB. Essas aberturas agora serão realizadas digitalmente. A programação será divulgada em breve e contará com a participação de artistas, a promoção de debates e a apresentação das mais recentes aquisições da coleção Triangular.

 

>> Mostra premiada movimenta Casa Niemeyer

 

PARCERIAS – Para otimizar as ações digitais, a equipe da Casa Niemeyer iniciou parceria com o Laboratório de Inteligência de Redes da Faculdade de Ciência da Informação (FCI/UnB), que desenvolve projetos de pesquisa e inovação em áreas ligadas a informações culturais e científicas, acervos digitais em rede e redes sociais.

 

O laboratório é responsável pelo projeto Tainacan, software livre para gestão de acervos digitais baseado em WordPress e fomento a redes de instituições de memória na difusão, digitalização e organização de acervos digitais em rede.

 

O acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília – CAL/UnB, disponibilizado no ano passado virtualmente utiliza a tecnologia do projeto Tainacan. No acervo digital é possível acessar as coleções da CAL/UnB, incluindo parte das obras que fazem parte da exposição Triangular. Além de imagens, o site traz informações gerais sobre obras e artistas.

 

Serviço - Casa Niemeyer Digital

Instagram: @casaniemeyer

Twitter: @CasaNiemeyer

Facebook: www.facebook.com/unb.casaniemeyer/

Acervo Online: http://www.acervocal.unb.br/

 

Leia mais:

>> UnBTV faz resgate histórico e apresenta principais aspectos da gripe espanhola

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Exposição virtual destaca reflexões acerca do impacto da Covid-19 na vida das pessoas

>> Projeto da UnB desenvolve software para o uso de câmera térmica no combate à Covid-19 

>> ProIC cria Banco de Talentos para conectar professores e estudantes interessados em iniciação científica

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave