UnB PARA TODOS

Ação do Decanato da Assuntos Comunitários (DAC) atendeu mais de 3 mil alunos em vulnerabilidade socioeconômica

O benefício foi uma conquista de ação integrada de estudantes, técnicos e administração superior da UnB. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

Desde o início de maio, estudantes assistidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC) estão recebendo auxílio emergencial voltado à alimentação. O recurso financeiro foi disponibilizado como alternativa aos discentes com dificuldades para se deslocar até o Restaurante Universitário (RU), durante o isolamento social, adotado como medida de contenção do contágio do novo coronavírus. A conquista é fruto da integração entre estudantes, técnicos e gestores da administração superior. 

 

Desde a suspensão das atividades presenciais na UnB, o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) vem realizando série de ações para atender à comunidade acadêmica. As iniciativas englobam também atividades de cuidado psicossocial – planejado pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC).

 

>> Dasu/DAC oferece atividades para promoção de saúde e bem-estar durante isolamento social

 

“Mais uma vez, a UnB reafirma o princípio democrático de que as universidades são para todos/todas. Cuidar dos/das estudantes vulneráveis que adquiriram legitimamente o direito a terem uma profissão de excelência, em tempos de crise, é respeitar o direito de todos/todas”, destaca o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izidio.

Chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Marques destaca o compromisso da UnB com a assistência estudantil. André Gomes/Secom UnB

 

Inicialmente, foram estipuladas 2.150 bolsas de auxílio emergencial no valor de 465 reais, durante dois meses. Ao final da análise dos casos, o benefício foi ampliado para 3.326 bolsas. São contemplados estudantes em extrema vulnerabilidade. O DAC ainda conseguiu, junto a administração superior, duplicar para 50 o número de bolsas emergenciais. 

 

Paralelamente a estas ações, a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC), fez levantamento com os estudantes oriundos de outros estados se havia interesse em retornar a suas casas durante o período de isolamento social.

 

Segundo a diretora da DDS, Maria do Socorro Gomes, 52 estudantes confirmaram interesse no recurso. Até o momento, 34 serão contemplados com apoio para o deslocamento. 

 

"Os relatos dos estudantes naturalmente ajudaram a administração a entender a extensão dos efeitos produzidos pela situação que estamos atravessando, porém a dedicação do DAC e da Reitoria não é resultante apenas da magnitude dos problemas experimentados agora, e sim do compromisso da administração superior com a Assistência Estudantil, entendendo-a não como assistencialismo, mas como uma dimensão estruturante da política inclusiva de acesso e permanência que a UnB adotou e que é um compromisso da gestão", ressalta o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques.

 

RETORNO – A DDS recebeu diversas manifestações de agradecimento dos discentes. Segundo eles, este recurso ajudará a suprir necessidades básicas de alimentação. “O que mais chama a atenção é o grau de vulnerabilidade destes estudantes, são pessoas que até pouco tempo não tinham acesso à universidade e isso nos deixou muito sensibilizados, apontando a necessidade de a gente ter, de fato, mais recursos garantidos para o atendimento dessa população”, afirma Maria do Socorro Gomes.

 

O estudante do Centro de Excelência em Turismo (CET) Juan Martín Abeledo relata que, durante o período de espera, contou com apoio de colegas na mesma situação que a dele. “Eu tinha apenas R$ 50 quando as medidas de isolamento social começaram. Agora vou ter o suficiente para fazer uma despensa mínima”, declara.

Decano de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio acompanhou, em modo remoto, cerca de 600 estudantes. Foto: Júlio Minasi/ Secom UnB

 

Envolvido com o movimento estudantil, o estudante de Geografia, Bruno Kaito esteve comprometido com a representação dos estudantes para a construção do edital de auxílio alimentação emergencial. Segundo ele, o momento foi oportuno para reavaliar as políticas de assistência da Universidade. 

 

“O edital foi construído ao passo que a articulação estudantil continuou participando. O grupo de trabalho criado esteve a todo o vapor para empenhar os melhores critérios e as melhores formas de pensar a distribuição desse auxílio, e a DDS trabalhou intensamente com a abertura de canais virtuais e atendimento via e-mail”, detalha Kaito.

 

“A própria DDS abriu um canal de escuta, paralelo ao nosso, com assistentes sociais dispostos a tirar dúvidas dos estudantes e fazer atendimentos mais genéricos que surgiam”, ressalta.

 

Para a estudante de Serviço Social e coordenadora da pasta de Assistência Estudantil do Diretório Acadêmico Estudantil (DCE), Gardênia Alves, os trâmites foram mais rápidos do que o habitual. Para ela, isso decorre da organização estudantil diante da urgência imposta pelas medidas de isolamento social. “Esse processo nos mostrou o quanto é importante a organização estudantil”, aponta.

 

Os diálogos foram feitos em modo remoto, por meio de videoconferência e aplicativos de mensagens instantâneas, pelos quais os gestores tiveram a oportunidade de acompanhar mais de 600 estudantes. “Uma das prioridades desde que assumi o Decanato é envolver os estudantes nas decisões, reivindicações das políticas e destinação de recursos e mesmo nas mudanças de critérios”, ressalta o decano Ileno Izídio. 


*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB. 

 

Leia mais:

 

>> UnB garante auxílios a estudantes de baixa renda durante pandemia da Covid-19

>> Profissionais da UnB reforçam cuidados com saúde mental durante pandemia de coronavírus

>> Nota do DAC sobre medidas adicionais além do auxílio alimentação emergencial

>> DDS/DAC mobiliza-se por auxílio-alimentação emergencial a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

>> Informe sobre suspensão do calendário acadêmico

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave