ACOLHIMENTO

Edital inédito incentiva participação das entidades estudantis em recepção a novos estudantes no 1º/2020. As melhores iniciativas serão premiadas

Acolhimento dos calouros ocorrerá a partir da primeira semana de aulas, com envolvimento dos centros acadêmicos. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Fortalecer as ações de acolhimento dos estudantes que ingressam na Universidade de Brasília e engajar a comunidade acadêmica nesse processo é estratégia da instituição para tornar a passagem para a vida acadêmica a mais tranquila possível e promover um ambiente de relações saudáveis. Em 2020, com a mudança nos procedimentos para registro acadêmico, que passa a ser efetuado exclusivamente on-line, a recepção aos calouros deixará de ser realizada no período e ganhará novo formato.

 

A Diretoria de Esporte, Arte e Cultura do Decanto de Assuntos Comunitários (Deac/DAC) quer envolver os centros acadêmicos (CAs) no processo, incentivando o planejamento de programação para seus respectivos cursos na abertura do primeiro semestre letivo. Para isso, lançou edital inédito para a participação dos CAs no momento de boas-vindas, com perspectiva de premiação das melhores iniciativas de acolhimento.

 

O objetivo é engajar as organizações comunitárias para uma acolhida mais humana e promover a integração dos calouros, com atividades que os auxiliem na ambientação às vivências acadêmicas e ao cotidiano da Universidade. Há a intenção ainda de fortalecer as representações estudantis e incentivar o trabalho em parceria, a partir da interação dos CAs na construção conjunta das atividades.

 

“É um projeto que iremos experimentar. Estamos muito felizes porque no âmbito da Comissão de Boas-Vindas sempre nos colocávamos diante do desafio de mobilizar os CAs na recepção dos calouros, já que eles são parceiros em potencial”, explica a coordenadora de Organizações Comunitárias (COC/Deac), Brenda Oliveira.

 

As inscrições vão até o dia 9 de fevereiro e devem ser efetuadas on-line, com o preenchimento de formulário disponível no site do Boas-Vindas da UnB. Podem participar somente CAs que estejam com a ata de eleição e estatuto atualizados junto às unidades acadêmicas e ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Após a inscrição, os selecionados devem indicar dois representantes para participar de uma vivência, com o intuito de auxiliá-los na preparação da programação, discutir o papel dos CAs na recepção dos estudantes e promover a integração dos veteranos.

Centros acadêmicos podem participar de recepção a calouros. Arte: Secom UnB

 

Para participar da programação integrada, os CAs devem propor ações voltadas ao esclarecimento de dúvidas acadêmicas, sobre serviços e programas de assistência estudantil; à orientação quanto a localização nos campi, promoção da integração em práticas artísticas, culturais e esportivas, e à apresentação de projetos de extensão e iniciação científica da Universidade.  

 

A previsão é que as atividades ocorram entre 9 de março e 3 de abril, com apoio institucional da Comissão de Boas-Vindas. A valorização da diversidade étnica, racial e de gênero, da sustentabilidade e da responsabilidade social, além da busca pela articulação com as unidades acadêmicas e administrativas também são quesitos que devem pautar as ações.

 

Todos esses critérios serão considerados para pontuação das iniciativas, a serem avaliadas por comissão julgadora. O CA mais bem pontuado receberá auxílio financeiro no valor de cinco mil reais. Já segundo e terceiro colocados serão premiados com quatro e três mil reais, respectivamente. Os recursos deverão ser revertidos em atividades dos próprios centros. A Deac também promoverá programação própria com foco no esporte, na arte e na cultura para a integração dos CAs participantes, que serão pontuados pela presença nas atividades.

O estudante de Administração Yuri Odaguiri espera que seu CA possa contribuir para tornar a Universidade ambiente mais acolhedor aos ingressantes. Foto: Arquivo pessoal

 

Membro do Centro Acadêmico de Administração (CAADM), o estudante Yuri Odaguiri tem expectativas para a participação de seu CA no edital. Em 2019, o aluno foi tutor por duas vezes durante a recepção dos calouros e acredita que o acolhimento nos primeiros dias de Universidade faz toda a diferença. Para Yuri, o novo formato do momento de ambientação não só valoriza o trabalho dos CAs e aproxima os ingressantes das entidades, como também promove maior interação entre veteranos e novatos.

 

“Enquanto veterano, acredito que é muito importante fazer com o que o calouro tenha um sentimento de pertencimento, pois muitas pessoas que estão chegando não têm a dimensão do que é a Universidade. Ter pessoas para auxiliar na chegada a esse novo mundo é importante inclusive para apresentar o que a UnB tem de bom”, compartilha o estudante, que também participou da construção do edital, junto com representantes de outros centros acadêmicos.

 

Segundo o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, o edital pretende inaugurar nova forma de construção do vínculo com a Universidade pelos ingressantes. “Nossos calouros chegarão direto para as aulas. Para dar sentido de pertencimento a entrada na experiência universitária, nada melhor do que ser acolhido pelos pares e por quem já passou pela mesma vivência – colegas estudantes”, destaca.

 

A coordenadora da COC, Brenda Oliveira, projeta na iniciativa a oportunidade de promover uma mudança cultural na instituição, ao aproximar a administração das entidades estudantis e ao capilarizar as ações de acolhimento, considerando as principais demandas dos estudantes após ingressar na Universidade.

Edital foi construído por grupo de trabalho, com colaboração dos centros acadêmicos. Foto: Eime Bellorio/Deac-DAC-UnB

 

“Precisamos olhar para a comunidade universitária neste início de semestre, tanto para acolher quem está chegando quanto para apresentar os serviços e as oportunidades da Universidade, além de atender as necessidades dos estudantes nos diversos momentos do curso."

 

ELABORAÇÃO – O edital resulta de construção coletiva de grupo de trabalho constituído pela equipe do Deac, representantes de dez CAs e do DCE e organizado no âmbito do Fórum Estudantil. A instância é espaço de diálogo entre estudantes e administração superior sobre temas de interesse dos discentes e de busca de soluções conjuntas para as demandas apresentadas. Lideranças estudantis, centros acadêmicos, DCE, atléticas, coletivos e representantes da gestão da Universidade participam das discussões, realizadas quinzenalmente. 

 

Os objetivos a serem alcançados nas ações de boas-vindas e pontuados pela comissão julgadora foram debatidos pelo coletivo, de modo a valorizar princípios caros à boa convivência na Universidade. "Construímos o edital trazendo ideias para que essa competição saudável pudesse envolver o maior números de CAs possíveis, com diversas propostas de recepção, consequentemente atingindo mais pessoas, e com a cara dos estudantes da UnB", conta Gardênia Santos, coordenadora da pasta de assistência estudantil do Diretório Central de Estudantes (DCE) e integrante do CA de Serviço Social.   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.