DIVERSIDADE

Programação marca início de pós-graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais

 

Nesta segunda-feira (11), começa a 2ª edição do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais (MESPT).

 

Para marcar a retomada da pós-graduação inovadora, realizada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB), será realizada uma semana de atividades.

 

A programação tem início com a exibição do curta "O Retorno à Terra Tupinambá", de Daniela Alarcon, às 17h, no Auditório do Multiuso II.

 

Será a estreia nacional do documentário que aborda a reconquista do território do povo Tupinambá, da Serra do Padeiro (BA), dado como extinto anos atrás. A diretora Daniela Alarcon é egressa da UnB.

 

Na quarta-feira (13), será realizada conferência com Manuela Carneiro da Cunha, da Universidade da Califórnia. Manuela é uma das principais intelectuais brasileiras a discutir as possibilidades e os desafios postos à interação entre a ciência e outros sistemas de conhecimento (como os de povos indígenas, quilombolas e de outras comunidades tradicionais).

 

“A pesquisadora falará justamente sobre a produção e coprodução de pesquisas por povos indígenas e comunidades locais”, explica a professora Mônica Nogueira, coordenadora do MESPT.

 

Após a conferência, haverá o lançamento do livro "Caminhos da BR-364", fruto da dissertação de Francisco Apurinã, egresso da primeira turma do MESPT.

 

A publicação trata dos impactos de obras de infraestrutura, como as estradas, sobre os territórios indígenas.

 

Confira aqui a programação completa. As atividades são abertas ao público.

 

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.