EXTENSÃO

Decanato de Extensão coordenou estande de 400m², com exposição de quatro faculdades durante a Feira Internacional dos Cerrados

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

A Universidade de Brasília participou, na última semana, da AgroBrasília, feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos da área.

Durante os cinco dias de evento, a UnB expôs projetos das faculdades de Planaltina, Agronomia e Medicina Veterinária, de Tecnologia e do Departamento de Artes Visuais.

A Faculdade de Planaltina (FUP) apresentou a iniciativa “Escola nas Estrelas”, que difunde a visão científica do universo nas escolas de ensino básico, por meio de atividades de palestras, oficinas e observações astronômicas. A ação é desenvolvida por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, coordenado pelo docente Paulo Eduardo de Brito.

Docente Antônio Nobre Júnior destaca importância de participar da feira. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

O professor Antônio Nobre Júnior, coordenador de extensão da FUP, destaca que a participação na feira é muito importante para os alunos, pois ajuda na divulgação de projetos. “Proporciona aos estudantes aproximação com a realidade, pois, durante a semana, eles tiveram aulas de algumas disciplinas no próprio local da AgroBrasília”, comenta.

Os alunos e professores da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) apresentaram trabalhos sobre temas variados, como uso de sementes, aproveitamento da casca de frutas, amostras de plantas medicinais e plantação de grãos, como quinoa e amaranto.

“Trouxemos amostras de amaranto e quinoa e explicamos também um pouco dos benefícios de cada um deles para a saúde; e por ser um cultivo alternativo, essas opções trazem uma segurança alimentar maior para consumo”, conta o estudante de doutorado da FAV Éder Stolben.

Estudantes da FAV explicam benefícios de culturas como quinoa e amaranto. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Além disso, foi feita uma demonstração de criação de ovinos. O professor Rodrigo Vidal, da FAV, explica que o teste realizado na feira analisa o uso da aveia como fonte de alimento para os animais. “A utilização da aveia forrageira traz uma qualidade melhor para o solo e a criação; fornece forragem verde para o ano inteiro e produz mais leite de ovino e de melhor qualidade, mais rico em proteína”, afirma Vidal.

O professor destaca ainda a importância da exposição da FAV. “Temos mais de 30 alunos envolvidos nesse projeto de extensão, isso difunde a nossa tecnologia, estamos expandindo o conhecimento da Faculdade e estreitando a relação da área acadêmica com a comunidade”.

O Laboratório de Materiais em Arte e Papel Artesanal (LEME), do Departamento de Artes Visuais, expôs seu trabalho de produção artesanal de papel. O estande deu visibilidade às ações de reciclagem, com papéis feitos de bitucas de cigarro e folhas de bananeira.

Representantes da equipe Piratas do Cerrado e seu veículos off-road. Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Sayuri Kudo, aluna do último semestre do curso de Artes Visuais, explica que, para a exposição, foi realizada também uma pesquisa em resíduos agrícolas, o que poderia ser reaproveitado de material para produção, como a folha de bananeira.

A Faculdade de Tecnologia também participou da AgroBrasília. O Departamento de Engenharia Mecânica mostrou a empresa júnior TECMEC, que apontou serviços de projetos mecânicos e de sistemas e divulgou seu trabalho para a área da agropecuária. Também esteve presente a equipe Piratas do Cerrado, que desenvolve veículos off-road e participa de competições na área.

Marcaram presença também na AgroBrasília o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e o Projeto Rondon.

A Feira Internacional dos Cerrados é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF). A edição de 2015 recebeu 420 expositores e 98 mil visitantes nos cinco dias de evento.