ESPORTE

Competição foi encerrada no domingo (13). Torneio reuniu pela primeira vez atletas nacionais e estrangeiros no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

A UnB acaba de sediar um dos mais importantes eventos de saltos ornamentais do país. Realizada entre os dias 9 e 13 de dezembro no Centro Olímpico, a Taça Brasil Open da modalidade rendeu troféus, medalhas e vagas para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais.

 

O torneio internacional está marcado para acontecer em fevereiro, no Centro Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, e será classificatório para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

 

Visando à preparação para os Jogos de 2016, cerca de 60 atletas, representando clubes brasileiros e delegações de Colômbia, Hungria e Turquia, disputaram provas em trampolins e plataformas de um, três e dez metros.

 

Esportistas conhecidos, como Hugo Parisi, Juliana Veloso, Ian Matos, Ingrid Oliveira e César Castro dividiram o complexo aquático com novos talentos, entre os quais está o jovem Luís Felipe Moura. Morador do Gama, o garoto descobriu a modalidade aos dez anos. Hoje, aos 13, já perdeu as contas de quantas competições disputou, entre nacionais e internacionais.

Centro de Excelência sedia competições nacionais desde 2014. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Luís Felipe treina cinco dias por semana no Centro de Excelência da UnB. Acorda cedo para conciliar rotina e estudos. A recompensa vem em oportunidades como a Taça Brasil, quando pode competir lado a lado com atletas que admira, como o medalhista pan-americano César Castro. Em comum, ambos têm o objetivo de disputar as Olimpíadas 2016 no trampolim de três metros.

 

César Castro é brasiliense e treina, desde 2013, nos Estados Unidos. Pela primeira vez, participa de uma competição oficial no Centro de Excelência em Saltos Ornamentais. A tranquilidade encontrada por César no exterior o faz não pensar em voltar ao Brasil por enquanto, mas a qualidade do local de treino não seria empecilho.

 

“Quando saí daqui não havia essa estrutura, o ambiente para o atleta em Brasília era diferente. Agora, com o que temos no Centro Olímpico da UnB, está perfeito”, avalia.

 

A Universidade de Brasília passou a integrar o circuito de provas do esporte aquático a partir da inauguração do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais, em março de 2014. Desde então, diversos atletas têm treinado e competido no Centro Olímpico.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.