GESTÃO

Técnicos e docentes de GRE, VRT, SOC, INT, Ouvidoria e Cerimonial apresentaram demandas e discutiram formas de melhorar fluxo de processos

Reitora Márcia Abrahão e servidores ligados a GRE e VRT reuniram-se no Salão de Atos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, nesta quarta-feira (29), com servidores de áreas ligadas ao Gabinete e à Vice-Reitoria para diálogo sobre as principais demandas dos setores. Participaram da conversa técnicos e docentes que atuam no Gabinete da Reitora (GRE), na Subsecretaria de Órgãos Colegiados (SOC), na Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), na Vice-Reitoria (VRT), na Ouvidoria (OUV) e no Cerimonial (Ceri).

A gestora agradeceu o empenho das equipes que atuam cotidianamente junto ao GRE. “Mesmo que tenhamos muita interação, por vezes deixamos de lado as questões que afetam os servidores. Estas reuniões são para todos falarem, reclamarem”, disse ela, em referência às outras rodas de diálogo realizadas com as áreas acadêmicas e administrativas da Universidade.

O técnico em audiovisual Jaques Ramos, que atua no Auditório da Reitoria, criticou a demora da Prefeitura da UnB (PRC) em realizar a manutenção de equipamentos. “Muitas vezes, é uma coisa bastante simples de ser resolvida, mas acabamos perdendo o equipamento por conta disso”, observou. Servidores da INT também pediram mais celeridade da PRC no atendimento às demandas.

Prefeito Valdeci Reis reiterou compromisso com atendimento tempestivo de solicitações. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O prefeito Valdeci Reis comprometeu-se a checar eventuais demandas atrasadas dos setores, mas garantiu que a Prefeitura vem se empenhando para atender às solicitações. “No caso do Auditório, em especial, porque é um espaço ocupado por toda a Universidade. É claro que, eventualmente, temos atrasos, mas isso se deve a problemas de contrato, que buscamos equalizar o mais brevemente possível.”

PROCESSOS – Outro assunto trazido durante a roda de conversa foi o andamento de processos de afastamento e substituição no Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). Técnicos da INT reclamaram do procedimento, que não é integrado. A chefe da Coordenadoria de Atendimento do DGP, Sheila Perla de Andrade, explicou que os dois processos são feitos por servidores distintos e pediu que as áreas busquem enviar as informações da maneira mais completa possível.

A reitora sugeriu ao DGP que procure pensar uma forma de integração das equipes. “Compreendo que há volume grande de trabalho e que a divisão pareça lógica para vocês, mas quem sabe não é possível fazer a integração e oferecer um serviço que faça mais sentido para os usuários”, disse.

Servidora Anna Luiza Morato sugeriu que regras para designação de substitutos sejam mais bem esclarecidas. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Ainda sobre as substituições, a revisora Anna Luiza Morato pediu para que haja maior divulgação das regras sobre a designação do substituto permanente. “É claro que, muitas vezes, o substituto designado tem algum imprevisto e aí é necessário indicar outra pessoa. Mas há situações em que ele simplesmente sai de férias com o titular. Isso não pode ser assim, é preciso falar mais dessa questão nas unidades”, defendeu.

CENÁRIO – A reitora aproveitou a conversa para falar sobre recentes reveses sofridos pela UnB, bem como pelas demais instituições federais de ensino superior – a exemplo do decreto que extinguiu funções gratificadas de 4 a 6, da extinção de cargos e da portaria que proibiu nomeações, mesmo em processos seletivos já concluídos.

“Outra novidade é que o orçamento de 2020, pela primeira vez, está dividido em duas unidades orçamentárias, algo que traz incertezas para a Universidade”, relatou. “Vamos continuar a priorizar as atividades-fim e a melhorar a nossa interlocução com o Congresso”, acrescentou.