OPINIÃO

Marina Dourado Lustosa Cunha é diretora da Editora Universidade de Brasília. Mestra em Design pela UnB.

Marina Dourado Lustosa Cunha

 

Criada por Darcy Ribeiro juntamente com a Universidade em 1962, a Editora UnB tem como missão difundir a cultura, o ensino, a pesquisa e a extensão, tanto dentro quanto fora da instituição, com foco em inovação e sustentabilidade. Ao longo dos anos, o nosso catálogo se consolidou, especialmente nas áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais e Ciência Política, disponibilizando ao público brasileiro clássicos de autores como Maquiavel, Max Weber e Norberto Bobbio em edições de qualidade. Também foram criadas e fortalecidas ao longo dos anos séries e coleções, como a Série Ensino de Graduação e a Coleção Brasília. Em 2025, asseguramos reimpressões de grande demanda e avançamos em publicações da nossa comunidade acadêmica.

 

Além disso, lançamos oito títulos, com destaque para Crimes de feminicídio no enquadramento midiático, de autoria da professora Lourdes Maria Bandeira; e Rupturas e desafios da educação no Distrito Federal (1964-1985), organizado pelas professoras Eva Waisros, Laura Maria Coutinho e Maria Paula Vasconcelos. Ademais, lançamos a quarta edição da obra Políticas Públicas e Desenvolvimento, organizada por Francisco G. Heidemann e José F. Salm. Também reimprimimos os dois volumes de Economia e Sociedade, de Max Weber, recolocando-os em circulação. Aproximamos também autores e leitores por meio de eventos de lançamento e da 3ª Festa do Livro da UnB, realizada em setembro no ICC Sul, que reuniu 21 expositores e cerca de três mil visitantes, fortalecendo o cenário editorial no Distrito Federal. Somado a isso, participamos de outros eventos, como a Feira do Livro de Brasília, a Bienal do Livro do Rio e do Ceará, Abralin em Cena e ENALIC.

 

No digital, fortalecemos a distribuição da editora via SciELO Livros, que difunde os nossos títulos para grandes lojas digitais; já em acesso aberto, disponibilizamos mais de 260 títulos no portal, em parceria com a BCE, incluindo livros resultantes da produção iniciada em 2014 em nosso projeto de extensão Oficina de edição de obras digitais. Além disso, seguimos mantendo desconto de 40% nas obras da Editora UnB para a comunidade acadêmica, por meio de nossos canais diretos de venda: a Livraria Editora UnB e a nossa loja online. Nesses canais, contamos com títulos de diversas editoras, tanto acadêmicas quanto comerciais. Por fim, temos também parceria de impressão sob demanda (do inglês, Print on Demand – POD), com quatro títulos disponíveis para aquisição nesse modelo, incluindo o clássico Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio, de Maquiavel.

 

Além da ampla rede de distribuição, colhemos reconhecimento: no 2º Prêmio Jabuti Acadêmico, fomos semifinalistas com as obras Matronas Afro-Pacíficas, de autoria da professora Paula Balduino, e Solos: uma introdução, do professor Tairone Paiva Leão. No 11º Prêmio ABEU, alcançamos o segundo lugar em Ciências Sociais com a obra destacada anteriormente Crimes de feminicídio no enquadramento midiático. Seguimos também articulados junto à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) e à Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

Para transpor os desafios internos, seguimos trabalhando em equipe, buscando conferir celeridade ao processo editorial com manutenção da qualidade e superar o desafio de uma equipe reduzida ‒ por meio de alternativas como credenciamento de profissionais e ampliação de capacitação de estudantes da UnB em produção editorial. Somam-se a esses desafios os custos elevados de impressão e frete, bem como limitações relacionadas aos arquivos e sistemas físicos e digitais – para os quais estamos estabelecendo parcerias junto ao STI, à BCE e ao ACE. Também estamos engajados em transpor entraves burocráticos relacionados ao contrato de gerentes e vendedores, que limita as nossas ações em feiras fora do DF e a expansão de nossas lojas. Para tanto, estamos em diálogo constante com o DAF e o DPO.

 

Por fim, celebramos o primeiro ano de gestão respondendo a uma demanda da comunidade: reformulamos o nosso site institucional, que passa a ter dinamismo nas notícias, incluindo divulgação de lançamentos e publicação de resenhas das nossas obras e em 2026 contará com a adição de dados de transparência relativos ao processo editorial. Também demos início ao estudo da formalização de iniciativas editoriais das unidades acadêmicas e administrativas coerentes com nossas linhas de publicação, buscando ampliar o catálogo da Editora UnB, com a manutenção dos nossos critérios de qualidade.

 

Seguimos divulgando a ciência e a cultura como serviço público, transformando pesquisa em leitura acessível, gerando ferramentas para o combate à desinformação e democratizando o conhecimento.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.