Danielle Silva Coelho
Em 2025, a Prefeitura da Universidade de Brasília (PRC) deu um passo fundamental na reorganização e modernização dos serviços essenciais que sustentam o funcionamento de todos os Campi. Enfrentando desafios expressivos — como contratos em estado crítico, déficit no quadro de servidores, ausência de transição formal e a maior greve de técnicos administrativos da história recente —, a equipe da PRC agiu com determinação para restabelecer rotinas, recuperar a previsibilidade e consolidar uma gestão integrada e transparente.
A modernização dos fluxos de trabalho foi crucial, promovendo padronização, rastreabilidade e a valorização técnica das equipes. Isso resultou na ampliação do protagonismo dos servidores e na redução dos prazos de atendimento. A interação com unidades e áreas estratégicas — Infra, Sema, STI e SPI — tornou-se mais fluida e eficiente, e o monitoramento dos contratos ganhou regularidade e rigor. A PRC também aprimorou o relacionamento com a administração superior e ampliou a participação dos servidores nos processos decisórios.
Entre os avanços concretos, destacam-se a celebração de novos contratos e a gestão aprimorada de serviços vitais, como a manutenção emergencial de elevadores, de veículos e de geradores. A instrução processual para um novo contrato de vigilância com sistema de monitoramento moderno está em andamento, visando aprimorar a segurança de toda a UnB. Após a reestruturação, a gestão do contrato de manutenção predial passou à Infra, a SPI assumiu a gestão dos elevadores e coube à PRC a fiscalização dos equipamentos nos Campi. Mesmo com escopos restritos, os contratos de móveis planejados, serviços de limpeza e zeladoria, substituição de lixeiras e contêineres, serviços de dedetização, paisagismo e comunicação visual apresentaram entregas regulares e de alta qualidade.
Em 2026, a Prefeitura da UnB aprofundará o trabalho de gestão e infraestrutura, focando em inovação, ampliação de escopo e qualidade de vida. A ampliação e aprimoramento da infraestrutura serão prioridades, com a contratação de serviços essenciais que incluem a contratação de serviços de manutenção corretiva e preventiva para de ar-condicionado e bebedouros industriais, de serviços de mudança por demanda, novo contrato de motoristas alinhado às necessidades de ensino, pesquisa e extensão, ampliação dos escopos de manutenção, fortalecimento da formação de pregoeiros, capacitação contínua em gestão e fiscalização de contratos, consolidação do novo site da PRC como ferramenta de transparência e serviço, e avanço decisivo na implementação do Plano de Uso e Ocupação dos Espaços da PRC. A adoção estratégica do programa Contrata+Brasil, que será o pilar para conferir maior agilidade, qualidade e transparência a todos os processos de contratações.
A mobilização institucional em defesa da qualidade de vida no campus permanece como prioridade: manutenção preventiva, cuidado com as áreas verdes, segurança, transporte interno e externo, garantindo o livre e seguro acesso aos espaços de uso comum, e infraestrutura de uso comum são pilares de uma universidade viva e funcional. Cuidar desses espaços é cuidar da experiência acadêmica e do cotidiano da comunidade universitária.
O sucesso em 2025 foi fruto do comprometimento incansável de toda a equipe da Prefeitura. O trabalho cuidadoso, responsável e ético do prefeito adjunto, dos diretores, coordenadores e servidores — efetivos e terceirizados — foi determinante para superar obstáculos, garantir a continuidade dos serviços e elevar o padrão de qualidade da infraestrutura universitária. Em um ano de tantos desafios, as equipes demonstraram maturidade institucional, senso de pertencimento e dedicação à defesa da UnB.
O balanço de 2025 confirma: mesmo em condições adversas, é possível reconstruir processos, fortalecer equipes e renovar a confiança. Em 2026, seguimos firmes com a nossa agenda de inovação para que a UnB permaneça segura, cuidada, funcional e viva — um espaço onde a vida universitária floresce todos os dias.
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.

