Karen Santana de Almeida Vieira
A Universidade de Brasília (UnB) tem se afirmado no cenário internacional pela produção de um conhecimento crítico e comprometido com os direitos sociais. Nesse horizonte, entre os dias 22 e 25 de setembro de 2025, a professora Dra. Karen Santana de Almeida Vieira, do Departamento de Serviço Social, será a conferencista principal do seminário “Social Work in Mercosur: Curricula, Policies, and Regional Challenges”, promovido pela School of Social Work da University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-CH), nos Estados Unidos.
O encontro se propõe a ser um espaço de diálogo sobre a formação em Serviço Social no âmbito do Mercosul, examinando convergências e tensões entre currículos, políticas sociais e desafios regionais. Também estarão em pauta a Política de Assistência Social no Mercosul e as possibilidades — ainda incertas — de uma política supranacional, tema que há anos mobiliza minha pesquisa.
O Mercosul constitui um laboratório vivo para pensar como políticas sociais podem, ou não, articular-se em perspectiva regional. Um espaço que nos convoca a refletir sobre desigualdades, direitos sociais e o papel do Serviço Social na construção de alternativas de ações na perspectiva transnacional, para além do estado nação. A conferência abordará ainda as contradições da integração regional — a ausência de um marco comum de políticas sociais, e ressaltará a relevância da cooperação acadêmica na produção de um conhecimento situado e emancipatório. Na palestra, abordará também uma análise comparada acerca do curriculum do Serviço Social nos países do Mercosul, com vistas a apresentar convergências e diferenças nesse processo formativo.
Nesse mesmo espírito, será apresentada a experiência da Pedagogia do Sensível, projeto de minha autoria e que vem sendo aplicada no âmbito da extensão na UnB. A Pedagogia do Sensível convida a “viver a experiência antes de aprender o conceito”. É um caminho de aprendizagem que une corpo, natureza, sentidos e escuta coletiva para transformar encontros em vivências de memória e cura. A proposta, concebida como metodologia inovadora de ensino-aprendizagem e aproximação com a comunidade, será partilhada no seminário como contribuição brasileira às discussões sobre currículo, pedagogia e extensão, e didáticas do Ensino Superior.
Essa cooperação internacional já se fez presente na UnB em janeiro de 2025, quando a doutoranda Hana Daher, acompanhada da pesquisadora Ana Carolina Sousa, realizou uma palestra para estudantes do curso de Serviço Social. O encontro apresentou o trabalho do Global Social Development Innovations (GSDI), centro de pesquisa da UNC dedicado a produzir evidências para a promoção do bem-estar de jovens em escala global, do qual Hana Daher integra a equipe como doutoranda e pesquisadora.
O seminário também se insere no âmbito do Global Partnership Award, iniciativa que consolida a cooperação entre a UnB e a UNC-CH. A parceria é conduzida pela professora Karen Vieira (UnB) e pelo professor Hsun-ta Hsu (UNC-CH), com a participação da doutoranda Hana Daher. O objetivo é desenvolver pesquisas conjuntas na interseção entre política social temas sociais, além de fomentar projetos exitosos na área de extensão universitária.
O evento fortalecerá os laços entre a UnB e universidades estrangeiras, reafirmando o compromisso institucional com a internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão.
ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.