OPINIÃO

Edilson de Souza Bias é doutor em geografia, professor do Instituto de Geociências e coordenador do Curso de Ciências Ambientais da Universidade de Brasília.

Edilson de Souza Bias

O Dia do Cartógrafo deve ser comemorado com respeito e admiração pelo valioso trabalho que é exercido por esses profissionais, que como verdadeiros artistas elaboram as cartas e os mapas geográficos contribuindo para as operações científicas e técnicas que necessitam desses produtos.

A história da cartografia e o papel do Engenheiro Cartógrafo estão diretamente enraizadas na história da civilização humana. Fazendo um recorte espacial, no Brasil, a origem da Cartografia encontra-se vinculada à cartografia portuguesa, que se desenvolveu pela necessidade de conhecer as rotas navegáveis, com o fim de uma maior segurança e uma maior precisão nas navegações. Deste período aos dias atuais já se passaram muitos séculos, haja vista que o auge das navegações ocorreu nos séculos XIV e XV e atualmente nos encontramos no século XXI, portanto, há sete séculos, fato este, que influiu diretamente nas técnicas de obtenção e disponibilização de dados cartográficos.

Recordando um pouco da história, para conhecer o motivo da definição da data comemorativa, é importante saber que ela foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cartografia - SBC, como uma homenagem ao mestre João, que foi um astrônomo, pertencente à frota de Pedro Álvares Cabral, que realizou o mais antigo trabalho cartográfico que se tem notícia no Brasil, determinando a latitude da Baía de Cabrália, hoje, Porto Seguro no estado da Bahia.

O material produzido pelo Mestre João foi enviado para Portugal juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, com a data corrigida para o calendário Gregoriano que corresponde ao dia 6 de maio, isso porque, o fato havia ocorrido no dia 27 de abril de 1500, segundo o calendário Juliano. A profissão do Engenheiro Cartógrafo teve a sua origem no Brasil, em 1811, com a criação da Academia Real Militar.

Trazer à baila o dia do Engenheiro Cartógrafo é, pensar na abrangência e na importância do profissional que tem entre outras atribuições, a função de elaborar mapas, cartas, plantas e outras formas de comunicação cartográfica, bem como realizar levantamentos geodésicos e geográficos da superfície terrestre, produtos essenciais para o desenvolvimento de projetos de toda a ordem.

Nos dias atuais, não vemos mais caravelas singrando os mares, entretanto, vemos o mapeamento presente em muitas das nossas atividades e que passam despercebidos de muitos. A solicitação de um UBER para efetuar um deslocamento nas nossas cidades, até a consulta que fazemos de uma rota, utilizado o Google Earth, para conhecer a distâncias entre duas cidades, são situações trabalhadas por estes profissionais, que se inseriram totalmente no quadro da transformação digital. Hoje temos o mapa em nossas mãos!

Se verificarmos o Estatuto das Cidades, no seu Art. 1o que trata sobre a política urbana, citando os Art. 182 e 183 da Constituição Federal, item IV, identificamos a presença do trabalho do Engenheiro Cartógrafo, atuando para auxiliar o planejamento das cidades, pois a presença de cartas, plantas e mapas é o primeiro elemento a ser analisado, e, sem ele, é impossível realizar um planejamento adequado.

Finalmente, neste momento, vale destacar alguns fatos. No dia 06 de maio, comemora-se o dia do Engenheiro Cartógrafo, 29 de maio, é comemorado o dia do Geógrafo, e, no dia 04 de junho será o momento do Engenheiro Agrimensor. Lembrar a proximidade dessas datas é aproximar ainda mais estas três áreas do conhecimento que tanto têm contribuído para o mapeamento do nosso Brasil, além do fato de que, atualmente, a maioria dos cursos de Engenharia Cartográfica, também incluem a atribuição de Engenharia de Agrimensura, formando, não só Engenheiros Cartógrafos, mas Engenheiros Cartógrafos e de Agrimensura.

A todos os profissionais que com o seu empenho, dedicação e conhecimento técnico auxiliam para o desenvolvimento do nosso País, e, em especial aos homenageados neste dia 06 de maio, dizemos: MAPEAR É PRECISO!