OPINIÃO

Monique Aparecida Voltarelli é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI) da UnB. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo.

Monique Aparecida Voltarelli

 

A pesquisa sobre a infância e com as crianças tem tido cada vez mais visibilidade no campo das ciências humanas, e enquanto professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e pesquisadora do campo dos estudos da infância, recentemente dois livros sobre os estudos da infância na América Latina foram publicados, e por meio de uma bolsa de estudos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) oportunizou-se a divulgação das obras pela Europa. Realizando atualmente uma pesquisa pós-doutoral na Universidade de Ciências Aplicadas em Potsdam, na Alemanha, aproveita-se esse período para expandir diálogos sobre as temáticas dos livros, que contemplam o foco dos estudos e da atuação profissional, bem como nas pesquisas orientadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP-UnB).

 

Desde março de 2024, as obras passaram a compor o acervo da Bibliothek - Ibero-Amerikanisches Institut (Biblioteca do Instituto Ibero-Americano) em Berlim, a qual é considerada como a maior biblioteca da Europa especializada na América Latina, Caribe Espanha e Portugal1. O Instituto Ibero-Americano (IAI) também é considerado como um local de produção e intercambio de conhecimento, e de traduções culturais, estruturado como um centro de informação, pesquisa e cultura e tem sido catalisador de diálogos interculturais e transculturais. O IAI foi fundado em 1930 e hoje está localizado no Fórum Cultural de Berlim na Potsdamer Straß.

 

Os livros são de investigações científicas fruto da dedicação da carreira na pesquisa sobre temas como: crianças e infância na América Latina, participação infantil, direitos das crianças, infância trabalhadora, e educação infantil sendo que o primeiro livro lançado aborda um panorama sobre o desenvolvimento do campo da sociologia da infância na América do Sul, visando compreender como as crianças têm sido pesquisadas no continente a partir da perspectiva da sociologia da infância e de um diálogo interdisciplinar com campos científicos tais como a Antropologia da Infância, História da Infância, Geografia da Infância, entre outros, que compõem os Estudos Sociais da Infância, também conhecido como Childhood Studies.

 

A obra autoral intitulada “Os estudos sociais da infância na América do Sul2” ancorada na sociologia reflete sobre os conceitos de infância e criança, a fim de que se possa transformar as relações entre adultos e crianças, de modo a valorizar a produção cultural das crianças e a participação infantil, assim como trazer visibilidade para os diferentes modos de viver a infância, que as crianças sul-americanas experienciam no continente.

 

O segundo livro intitulado “Infâncias para além da escola na América Latina: como vê-las?3” foi organizado juntamente com o prof. Dr. Cristiano Alcântara de modo a reunir pesquisadores latino-americanos que têm dedicado esforços de pesquisa para compreender a vida das crianças para além do espaço escolar. A obra aborda a maneira como as crianças são percebidas na sociedade, os papéis que assumem, de modo a conhecer quem são as crianças latino-americanas, apoiando-se nos estudos sociais da infância para pensar a participação infantil. Em cenários configurados pela desigualdade social, com diferenças socioculturais, composições étnicas, linguísticas, econômicas, políticas tão distintas dos países da América Latina, a abordagem dos capítulos almejam refletir como as migrações, conflitos armados, atividades laborais e demais trabalhos que as crianças assumem (para ajudar na economia familiar ou para sua própria sobrevivência), enquanto alguns exemplos sobre como estes diversos contextos impactam a maneira como as crianças vivenciam a infância no continente. Com a contribuição de autores argentinos, colombianos, chilenos, peruanos, mexicanos, paraguaios, e de diversas regiões brasileiras e prefácio do prof. Dr. Manuel Sarmento (autor português, considerado como um dos pioneiros no campo da sociologia da infância), temáticas sobre as questões sociais sobre a infância são pensadas a partir de leituras do contexto sociopolítico da América Latina contemporânea, com propostas teórico e metodológicas para pensar a condição da infância no continente, bem como destacar a pluralidade de experiências vividas pelas crianças no Hemisfério Sul, constituindo-se um esforço para os estudos decoloniais sobre a infância.

 

Cabe mencionar ainda que ampliar perspectivas sobre a forma como as crianças têm sido estudadas coloca-se como fundamental para construção de relações mais horizontais, democráticas e respeitosas com as crianças, o que fundamenta pedagogias que escutem as crianças, oportunizem sua participação, que respeitem suas singularidades, e ao mesmo tempo potencializem a criatividade, por meio das diversas linguagens das crianças. Esforços que têm sido fundamentais para garantir a efetivação dos seus direitos, bem como para ofertar possibilidades do exercício cívico enquanto são crianças.

Somado a essas atividades, na Faculdade de Educação da UnB temos um grupo de pesquisa sobre os estudos da infância, coordenado juntamente com a profa. Dra. Etienne Baldez - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre os Estudos Sociais da Infância (GEPESI4) - no qual orientações de pesquisas, realização de atividades acadêmicas, estudos, organização de eventos, entre outras atuações voltadas para o campo da infância e educação infantil são desenvolvidas, sendo que o mesmo está aberto a todos profissionais que pesquisam, atuam ou queiram ampliar conhecimentos sobre essas temáticas.

 

Referências

1. Para saber mais: https://www.iai.spk-berlin.de/es/home.html

2. Maiores informações: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37653-os-estudos-sociais-da-infancia-na-america-do-sul

3. https://www.phorte.com.br/docencia-e-pedagogia/infancias-para-alem-da-escola-na-america-latina-como-ve-las-monique-voltarelli-e-cristiano-alcantara

4. Maiores informações em: https://www.instagram.com/gepesi_unb?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==

 

 

 

 

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