OPINIÃO

Marcela Duarte D'Alessandro é jornalista na Secretaria de Comunicação da UnB. É mestre em Comunicação pela UnB, com MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações pela Fundação Universa/UCB e especialização em Assessoria em Comunicação Pública pelo IESB. Mãe da Ana e da Mel.

Marcela Duarte D'Alessandro

Quem assiste aos noticiários de televisão, com repórteres, apresentadores e âncoras bem vestidas e maquiadas, pode ter a falsa impressão de que o jornalismo está necessária e diretamente ligado a glamour. A muito prestígio. A um tanto de poder. Mas, se esse telespectador “olhar para o lado”, conseguirá perceber que, embora contemple alguns, esta não é uma realidade para todos que praticam o ofício.

O jornalismo é feito de muito trabalho individual e coletivo, muito suor, muita persistência. Depende da disponibilidade das fontes e das informações, da curiosidade e da sagacidade no período de apuração, da criatividade e do dom da escrita e/ou da oralidade, entre tantas outras particularidades. É, na verdade, uma mistura de vários elementos para conseguir fazer chegar uma notícia na sua casa, no seu celular, no seu rádio.

É necessário seguir algumas regras e determinadas formalidades, mas o jornalismo, sobretudo em universidades como a UnB, é um desafio diário e uma arte, executada com muita garra e vontade de fazer o melhor possível, mesmo muitas vezes sem as condições necessárias para um trabalho de excelência. É o brilho nos olhos e o amor à causa (ao jornalismo, à ciência e ao público) que nos movem.

No caso da Universidade de Brasília, a divulgação de informação jornalística está hoje em diversos canais. Um deles é o portal da UnB, mantido e alimentado pela Secretaria de Comunicação da UnB (Secom), que engloba UnB Notícias, UnB Ciência e Revista Darcy, por exemplo.

UnB Notícias publica informações mais factuais, como eventos, reuniões administrativas, editais e resultados de processos seletivos de ingresso, entre outros, por meio de textos que priorizam a checagem e a relevância institucional e social do que se divulga. A equipe se pauta no direito à informação como requisito básico da cidadania, e atende os princípios do jornalismo de formar e informar.

Já o site UnB Ciência dá visibilidade à produção científica da Universidade de Brasília nas mais diferentes áreas de conhecimento. As notícias têm como foco as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação da UnB, sem deixar de lado atividades de extensão e iniciação científica. A ideia é sempre contextualizar as descobertas e “traduzir” o linguajar científico, muitas vezes fechado em si mesmo. Desta forma, nas matérias produzidas pela instituição, o objetivo é trazer os temas para o cotidiano do leitor e, além disso, mostrar à sociedade o que ocorre dentro dos muros da Universidade, também como uma prestação de contas.

A revista Darcy, criada em 2009, hoje tem periodicidade semestral e reúne conteúdo de cunho científico e cultural. Com reportagens baseadas em pesquisas desenvolvidas na UnB, tem o objetivo, da mesma forma que os demais canais, de democratizar o acesso ao conhecimento produzido nas diversas áreas do saber e pretende sempre ir além ao estimular a reflexão e o debate sobre temas contemporâneos de interesse público.

O jornalismo da Universidade de Brasília também está presente em redes sociais, como o Instagram, X, Facebook, e em informativos que levam os destaques da semana para e-mails cadastrados todos os sábados – e, fora isso, há no YouTube e no canal 15 da Net Brasília vídeos e transmissões ao vivo produzidas pela UnBTV, nossa televisão universitária que está no ar desde 2006.

Se você, que está lendo este artigo, tem interesse em fazer sua pesquisa ganhar o mundo – ou a de um colega, um professor, uma parceria entre diversas instituições –, pode contribuir com sugestões de pauta ou mesmo de coberturas de eventos da Universidade de Brasília. As demandas devem ser enviadas para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. da maneira mais completa possível, com informações detalhadas sobre o que se trata (além de data, local e horário, no caso de eventos), e incluir outros materiais de divulgação, quando houver, e telefones de contato relacionados à sugestão.

Vale ressaltar que demandas que não tenham vínculo institucional com a Universidade de Brasília não serão divulgadas. Apenas solicitações que sejam promovidas pela UnB e/ou aconteçam nos espaços da Universidade serão veiculadas.

Conheça os critérios de noticiabilidade utilizados pela Secom e participe da construção do nosso jornalismo diário.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.