OPINIÃO

Ligia Pavan Baptista é professora de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia (FIL/ICS). É bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Membro da Hobbes International Association, do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), do Comitê Consultivo da Rede de Mulheres Filósofas da América Latina – UNESCO e do GT Filosofia e Gênero da ANPOF. Colaboradora da Comissão de Ética Pública – Presidência da República e secretária Regional da SBPC no Distrito Federal no período 2015 - 2019.

Ligia Pavan Baptista

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, instituído pelas Nações Unidas desde 1975, declarado Ano Internacional da Mulher, e celebrado desde então, das mais diversas formas, por mais de cem países-membros, a  Coordenação das Mulheres da Secretaria  de Direitos Humanos da UnB promove, durante todo o mês de março,  pelo terceiro ano consecutivo, o evento #8M UnB. Com o tema “Mulheres na Universidade: insurgentes e propositivas”, o evento tem o objetivo de promover um momento de reflexão sobre as conquistas econômicas, sociais e políticas até aqui alcançadas, desde a luta de pioneiras do movimento feminista especialmente no Brasil, como Nísia Floresta e Bertha Lutz, que resultou na significativa conquista ao direito ao voto feminino no país em 1932 (decreto nº 21.076) e sobre os desafios que ainda precisam ser vencidos, tais como a promoção da igualdade de gênero, quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e, sobretudo, o enfrentamento à todas as formas de violência contra mulheres.

O evento conta com intensa e diversificada programação aberta ao público, composta de atividades presenciais, virtuais e hibridas durante todo o mês de março, que incluem filmes que abordam a temática feminina no Programa Quarta Cine Candango, mesas-redondas, painéis, ciclo de webinários, oficinas e eventos culturais, contando com a participação de representantes da administração superior e diversas unidades acadêmicas da UnB e, igualmente, de instituições parceiras como Instituto Federal de Brasília, Universidade do Distrito Federal, Ministério das Mulheres, Secretaria de Educação e das Mulheres do Distrito Federal, CAPES, FIOCRUZ e UNESCO, representada pela Cátedra de Educação à Distância, Rede de Mulheres Filósofas da América Latina  e  EducaSTEM 2030.

Destacamos na sessão de abertura dia 9 de março às 14.30 no auditório da reitoria com transmissão pelo canal youtube da UnBTV,  as presenças da professora Mercedes Bustamante do Instituto de Biologia da UnB , membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente da CAPES, da Secretária das Mulheres do Distrito Federal Giselle Ferreira de Oliveira e da Secretária de Educação do Distrito Federal Hélvia Miridan Paranaguá Fraga, e das reitoras da UnB professora Márcia Abrahão, do Instituto Federal de Brasília, professora Luciana Massukato, e da Universidade do Distrito Federal professora Simone Pereira Costa Benck que contará igualmente  com a participação do Decano de Pesquisa e Pós-Graduação professor Lúcio Remuzat Rennó  Júnior. Na sequência as decanas de Extensão e Pesquisa e Inovação da UnB professoras Olgamir Amancia e Maria Emília Machado Telles Walter e a secretária de Direitos Humanos da UnB professora Deborah Silva Santos, apresentaram a mesa-redonda “Mulheres e meninas na ciência: o futuro é agora”.

A sessão de encerramento, ocorrerá igualmente no auditório da reitoria da UnB no dia 30 de março às 9 horas com transmissão pelo canal youtube da UnBTV, e contará com conferência proferida pela Ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves e participação da reitora da UnB professora Márcia Abrahão, Decana de Extensão professora Olgamir Amancia, Secretária dos Direitos Humanos Deborah Silva Santos e Coordenadora das Mulheres  professora Roberta Cantarela.